Candidata de agricultor quebra o silêncio sobre comportamento xenófobo
Ana Sofia foi expulsa da quinta de Francisco Tomé, em Moura, depois de ter dito a Yasmyni para «ir para a sua terra». Em conversa com Júlia Pinheiro, a candidata pôs, finalmente, um ponto final na situação
Ana Sofia foi protagonista de um momento que marcou o programa da SIC. A candidata do agricultor Francisco Tomé disse à colega Yasmyni para «ir para a sua terra» e acabou por ser expulsa da quinta de Moura. Esta quinta-feira, dia 23 de julho, a concorrente quebrou o silêncio sobre o episódio xenófobo em conversa com Júlia Pinheiro, na SIC.
«O Francisco julgou-me por algo que não viu, pura e simplesmente. Ele devia ter visto alguma coisa ou devia ter esperado que eu falasse com ele e não falou», começou por dizer. Para Ana Sofia a expressão «vai para a tua terra» não foi usada com intenção discriminatória. «Essa é uma expressão que se usa cá em Portugal, eu uso-a bastante. Só que, na verdade, foi mal interpretada.»
A concorrente de Quem Quer Namorar com o Agricultor? explicou que já teve «problemas com brasileiras», mas essa não foi a real questão de discussão, explicou. «Na realidade eu já tive problemas com brasileiras, a realidade é essa, mas também já tive com portuguesas. Aquilo discussão não foi pelo facto de ela ser brasileira ou francesa ou portuguesa, foi pelo facto de ela me ter insultado e dizer que eu não trabalhava.»
Ana Sofia defendeu-se dizendo que a resposta veio no seguimento de uma ofensa por parte de Yasmyni. «Eu sempre fui uma pessoa que estudei e trabalhei, para mim foi um insulto de alto grau. A expressão ‘vai para a tua terra’ queria dizer ‘deixa-me em paz’.»
Para a candidata a expressão foi apenas um sinónimo de «deixa-me em paz e não me chateies». «Eu muitas vezes disse aos meus namorados ‘vai dar uma volta, vai para a tua terra’. Eu sempre namorei com pessoas que não eram de Coimbra, do norte, do sul», terminou.
O que me a entristeceu na situação foi o facto de Francisco a ter acusado de «racismo», porque «não foi um ato de racismo», disse. «No máximo dos máximos era xenofobia», explicou. «Nós dávamo-nos bem todas, mas criou-se ali um ambiente para me porem mal contra o Francisco», concluiu.
«Eu não gosto de brasileiras. Para mim é zero»
Foi na quinta de Franscico Tomé que tudo aconteceu. Ana Sofia e Yasmyni discutiram e a primeira teve atitudes xenófobas com a concorrente brasileira, dizendo-lhe para voltar para a terra dela.
Maria João pediu a Ana Sofia que esta pedisse desculpa a Yasmyni, mas esta não concordou. Para as câmaras, Ana Sofia dizia: «Eu não gosto de brasileiras. Para mim é zero», confidenciou.
Tudo isto aconteceu longe do olhar do agricultor de Moura, o que levou Maria João a contar-lhe o que tinha acontecido, referindo que considerou que Ana Sofia «foi racista».
Perante isto, Francisco afirmou não tolerar tais atitudes. «Na minha quinta não há raciscmo, não há cores. Não tolero isso na minha casa. Há certas coisas que não me caem bem. Na minha quinta são todos iguais. Ela revelou aquilo que é», esclareceu.
O agricultou enervou-se e, em lágrimas, acabou por não conseguir ter uma conversa séria com Ana Sofia. Mais tarde, Francisco falou com a pretendente e esta admitiu «que não devia ter dito», mas que o fez num momento mais quente da conversa.
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram
Siga a Impala no Instagram