Catarina Gouveia Recorda episódio delicado com a filha: “Aquela atrocidade…”
Catarina Gouveia recuou no tempo e expôs um episódio menos feliz que aconteceu apenas por estar a amamentar a filha, a pequena Esperança.
Esta quinta-feira, dia 1 de agosto, celebrou-se o ‘Dia Mundial da Amamentação’ e a atriz Catarina Gouveia, mamã da pequena Esperança, foi uma das figuras públicas que fez questão de assinalar a data nas suas redes sociais.
“Hoje, celebramos o dia mundial da amamentação e numa sociedade que discretamente condena a amamentação ao insucesso, acredito que possa ser útil para outras mulheres, partilhar esta pequena história. Lisboa, dezembro de 2022″, começou por dizer recuando, assim, no tempo.
“Num centro comercial, em pleno Natal, procuro um banco, num corredor apinhado de pessoas, para me sentar. Uma família simpática cede-me um espaço, onde me sento a amamentar a Esperança. Naquele momento, comento com o Pedro sobre o fato de vermos ali uma criança pequena, sei lá, teria uns 3 anos, de Coca-Cola na mão e de como seria socialmente útil existir um controlo apertado sobre isto. Devia ser crime!”, acrescentou.
Leia também: Marido de Catarina Gouveia sem trabalho depois de ter ‘saído a mal’ da BMW onde tinha cargo de poder
“Neste preciso momento, num passo altivo e certeiro, vejo um segurança, na companhia de um walki talkie barulhento no punho, na minha direção. É aqui que tudo assume uma velocidade estilo câmera lenta. Vejo todos os rostos a rodarem na nossa direção e ouço: ‘há um sítio próprio para se fazer isso’. Sabem quando a estupefação nos apanha na curva e precisamos mesmo que nos repitam tudo outra vez? Foi assim. Baralhada, levanto os olhos. ‘Desculpe?!“, completou.
“Eu tinha percebido a mensagem, mas vá lá… estava só ali a criar uma oportunidade tempo e espaço, só para não ter de ouvir aquela atrocidade outra vez. “Há um sítio mais adequado cá dentro para “se-fazer-isso””(…) Não há sítios menos ou mais adequados para amamentarmos e este senhor não faz a mínima ideia do que estava a fazer. Assim, como (ainda) muitos de nós não fazem!”, continuou.
A atriz afirmou, ainda, em jeito de remate: “Amamentar não tem de ser tapado, não tem de ser escondido, não tem de ser constantemente boicotado… Amamentar é pura arte, das mais bonitas que existe, uma arte de amor e fé. É a arte que deve encher de amor e magia as nossas cidades, as nossas ruas, os nossos parques, supermercados, lojas… e que nada nem ninguém nos faça duvidar disto”.
Catarina Gouveia reage às críticas da fotografia na maternidade
Texto: Beatriz Soares; Fotos: Arquivo Impala e Redes Sociais.
Adira ao canal de Whatsapp da Nova Gente e saiba tudo primeiro que os outros.
Siga a Impala no Instagram