Médico de Cinha Jardim revela como será vida da socialite

Cinha Jardim sofreu um enfarte do miocárdio na semana passada enquanto conduzia e perdeu os sentidos.

Cinha Jardim sofreu um enfarte do miocárdio, na passada terça-feira, 2 de maio. Neste domingo, Pimpinha Jardim anunciou que a comentadora da TVI, curiosamente no Dia da Mãe, já estava em casa. “Já temos a nossa Mãe em casa! Obrigada por todas as mensagens. Não podíamos ter um melhor dia da Mãe!”, escreveu a apresentadora de televisão. A socialite partilhou a mesma imagem e revelou estar melhor. “Já em casa a passar o dia da Mãe com as minhas ricas filhas! Mais uma vez obrigada a todos pelas mensagens queridas que tenho recebido”, agradeceu.

Cinha explica o que aconteceu

“Perdi os sentidos e fui prontamente assistida por pessoas que iam a passar na rua, entre elas um médico estrangeiro que efetuou manobras de reanimação. Foi chamado o INEM que me transportou para o Hospital de São José onde foi excluída causa cerebrovascular”, começou por dizer.

Ler depois
Christina Applegate e a vida após diagnóstico esclerose múltipla: “Só há dias maus”

“Tratar bloqueio no coração”

“Na quarta-feira fui transferida para a unidade de Cardiologia do Hospital de Santa Marta onde foi feito um cateterismo e que confirmou que tive um enfarte do miocárdio. Aproveito para agradecer a todos os médicos, bombeiros enfermeiros e auxiliares que tão bem me trataram em São José e agora em Santa Marta. Encontro-me a recuperar nos cuidados intensivos e em breve vou poder voltar para casa”, agradeceu através da sua conta de Instagram. Cinha Jardim tem contado com o apoio das filhas mas também dos amigos. Um deles é Duarte Siopa, que não conseguiu conter as lágrimas.

“Teve uma estrelinha que a protegeu”

Diogo Torrescardiologista de Cinha Jardim revela que a operação durou três horas, que o profissional considera ser uma cirurgia demorada. “Foi detetada a obstrução de duas das principais artérias do coração, uma estava completamente obstruída, que foi a que deve ter provocado o enfarte”, explica. Foram implantados stents que são “pequenos tubos que são colocados dentro de uma artéria com objetivo de mantê-la aberta, restaurando ou evitando a diminuição do fluxo sanguíneo por entupimento e mantendo a oxigenação dos tecidos”, explica o site Tua saúde.

O médico considera que Cinha Jardim poderia morrido. “Teve sorte de ser em Lisboa e prontamente ter sido chamado o INEM. Teve uma estrelinha que a protegeu”. Agora, que já teve alta, é necessário muito repouso e um programa de reabilitação cardiovascular que “passa por consultas de cardiologia, fisiatria, fisioterapia, nutrição, psicólogo. É multidisciplinar”. “Ter a tensão muito bem controlada e ter muito cuidado com sal”, sublinha. Alerta ainda que exercício físico é fundamental, seja uma caminhada ou corrida.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Carolina Marques Dias;
Fotos: Impala e redes sociais

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS