Cultura 5 trajes icónicos de filmes inspirados pela cultura portuguesa

Existem muitas produções artísticas nacionais e internacionais que utilizaram as roupas de vários períodos, como inspiração para produzir os trajes que criaram personagens icónicos.

Cultura 5 trajes icónicos de filmes inspirados pela cultura portuguesa

Portugal é um dos países com a cultura que mais influencia regiões e países de todo o mundo. O período de aumento do império fez com que o nosso país ganhasse grande destaque no mundo inteiro, pois através das cruzadas do século XII ao XIV, o país levou sua cultura a muitos cantos do mundo, incluindo o Brasil.

No cinema, esta influência pode ser facilmente notada em filmes e séries que retratam este período. Existem muitas produções artísticas nacionais e internacionais que utilizaram as roupas deste período como inspiração para produzir os trajes que criaram personagens icónicos. A seguir pode conhecer cinco filmes que utilizam trajes baseados em Portugal.

Cinco filmes e cinco trajes icónicos baseados na cultura de Portugal

Antes de conhecer cada um destes filmes é importante dar uma dica sobre eles, usando o CyberGhost VPN Teste Grátispode encontrá-los no catálogo da Netflix. Caso um destes filmes não esteja listado no seu país, basta usar a VPN para alterar sua localização e assim ter acesso a outros filmes.

Agora que já sabe como encontrar estes filmes, veja mais sobre cinco filmes em que os trajes icónicos foram baseados na cultura de Portugal:
 

  • Capitão Jack Sparrow- Piratas do Caribe (2003)

O capitão Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp, é um dos maiores representantes desta lista. Toda a roupa dele é baseada nos trajes navais de Portugal e Espanha do século XII. O motivo para isto é simples: foi com estas roupas que os dois países se lançaram ao mar em busca de expandir o seu império.

Na narrativa do filme, que pode assistir no Disney+, Jack Sparrow é um pirata muito famoso que se mete em confusões. Toda a roupa, arma e até mesmo ambientação do filme nos remete para trajes Portugueses, sendo esta uma das maiores referências a Portugal dentro dos filmes.
 

  • Os Maias: Cenas da Vida Romântica (2014)

O filme “Os Maias” adapta uma das melhores e mais famosas criações de Eça de Queirós. Neste filme, todos os personagens se vestem com trajes clássicos do século XIX e, porque o filme se passa em Portugal, mais especificamente na coroa portuguesa, houve o cuidado com a criação dos personagens, cenários e roupas.

Ao longo da narrativa, verá trajes marcantes de personagens como o João da Ega, Carlos da Maia e muito mais. Este é um filme um pouco mais lento para os padrões atuais, mas que não deixa de ser uma ótima escolha para quem pretende acompanhar um pouco da história e das vestimentas marcantes de Portugal.
 

  • Florbela- Florbela (2012)

O filme Florbela é uma biografia autorizada da grande poetisa portuguesa Florbela: Toda a narrativa se passa em Portugal, no século XX, e isto pode ser visto nas vestimentas da personagem. Ao longo de todo o filme, verá trajes icónicos baseados na população em geral de Portugal. Este não é um dos melhores filmes para ver ao domingo a tarde, mas tem uma ótima ambientação.

O drama Florbela não foi bem recebido pela crítica nem pelos fãs de cinebiografias, mas, ainda assim, o trabalho de produção de roupas e cenários foi muito bem feito. A personagem Florbela utiliza trajes icónicos ao longo de todo o filme e vale a pena acompanhar esta história caso queira saber mais sobre uma das maiores poetisa da história de Portugal.
 

  • Aurora- Tabu (2012)

O filme Tabu, que pode assistir no Prime, é uma das maiores produções da história de Portugal. Este filme foi feito em quatro países diferentes, Portugal, Brasil, Alemanha e França. Passa-se poucos anos antes da Guerra Colonial Portuguesa, que teve início em 1961. Toda a narrativa é bem extensa que retrata uma história de amor em África.

A Aurora é o personagem principal e a mais marcante desta história. Vestindo sempre roupas que mesclam Portugal com África, esta personagem tornou-se memorável. É importante ressaltar que o filme “Tabu” é um daqueles dramas com história bem pesada. Se for mais sensível a temas polémicos, é melhor evitar este filme.
 

  • Miguel- A Gaiola Dourada (2013)

A fechar a lista, nada melhor do que falar de um filme que se passa na atualidade. A Gaiola Dourada conta a história de uma família que vive em França, mas numa comunidade portuguesa. Toda a narrativa terá como ambientação principal as roupas e os costumes portugueses, um factor que gera uma narrativa imersiva.

O Miguel é o personagem principal desta trama e um exemplo perfeito de como a moda em Portugal é atualmente, pelo menos para aqueles menos atualizados em relação a padrões estéticos da moda.

Todos os cinco filmes acima retratam roupas e cenários de Portugal de uma forma única. Se gosta de cinema, vai adorar acompanhar as narrativas acima, que. além de se inspirarem nas roupas portuguesas. também tomam a cultura do país como base para a produção dos personagens centrais.

Impala Instagram


RELACIONADOS