Eurovisão: Ingleses em choque com Herman José a imitar documentários e apresentador da BBC
Uma das polémicas da Eurovisão. O apresentador vestiu-se de David Attenborough, conceituado apresentador da televisão pública britânica, para introduzir – ao seu estilo – Portugal ao festival de música.
O famoso programa Planeta Terra da BBC foi um dos motes que Portugal utilizou para dar a conhecer as nossas pessoas e país na Eurovisão. Herman José deu novamente corpo e voz a David Attenborough, naturalista e voz do programa original no Reino Unido, com uma ligeira alteração no apelido: “Attenburger” que surgiu no oráculo a identificar o português.
A brincadeira não foi recebida de bom grado por vários espetadores nas redes sociais, logo no dia em que David Attenborough celebrou esta terça-feira o seu 92º aniversário.
Na primeira semi-final da Eurovisão, também nesta terça-feira, o apresentador foi protagonista do remake de um sketch do programa Herman Enciclopédia (1997) mas todo na língua inglesa, tal como todo o desenrolar deste concurso. Na altura, o texto foi escrito por Nuno Markl, Ana Markl e Luís Miranda, mas esta terça-feira o sentido de oportunidade deste segmento foi altamente criticado.
“Bem-vindos ao Planeta Portugal. Aqui estou eu em Lisboa a combinar perfeitamente com a fauna local”, exclamou Herman José no sketch.
Para muitos espetadores, Herman José pecou na “falta de humor” e na “representação horrível” de quem consideram uma estrela da televisão mundial e da história natural que já foi imitada por várias pessoas no pequeno ecrã.
Tal segmento terá levado a que muitas pessoas tivessem desligado a televisão ou mudado de canal durante esta primeira transmissão da Eurovisão que decorre em Portugal, conta o jornal britânico Daily Express. No Twitter até atiraram: “como é que Portugal está a imitar o David Attenborough com alguém vestido com uma roupa da juventude hitleriana?”.
You can mock our tea. You can mock our queues. You can mock our politics. But STAY AWAY from David Attenborough. 🇬🇧 #Eurovision
— Grace Watson (@GraceWhoWrites) 8 de maio de 2018
«Podem gozar com o nosso chá, filas e políticas. Mas AFASTEM-SE do David Attenborough»
Siga a Impala no Instagram