Ator Filipe Duarte morreu há um ano
O malogrado ator Filipe Duarte partiu há um ano. Nas redes sociais, as atrizes Manuela Couto e Isabel Abreu fizeram questão de assinalar a data com umas sentidas palavras.
A 17 de abril de 2020 o mundo da cultura ficou profundamente abalado ao tomar conhecimento da morte de Filipe Duarte, que sucumbiu a ataque cardíaco fulminante. Um ano depois, o ator continua bem presente na memória de alguns dos colegas e amigos que o recordam com saudosismo.
Manuela Couto é exemplo disso. “Todos, todos os dias, penso na morte. Na minha, na dos que amo, na inevitabilidade do fim. Não é um pensamento tranquilo. Embora seja esse um dos meus propósitos na vida”, refere a consagrada atriz, na rede social Instagram, na legenda de uma imagem na qual é possível ver Filipe Duarte.
“Meu Xuxuzão, passou um ano. E a dor no peito que fica para sempre e o teu sorriso e a tua voz que sei de coração”, escreve também Isabel Abreu. Ambas as publicações tiveram dezenas de palavras de fãs e as caixas de comentários foram invadidas de corações.
“Homem forte e dinâmico”. Virgílio Castelo recorda Filipe Duarte
Filipe Duarte era “um homem cheio de talento, muito bem formado e um colega atento aos outros”. A definição, aparentemente simples mas basilar do seu carácter, é de Virgílio Castelo e foi dada à TV 7 Dias, pela qual soube da morte do ator, vítima de um enfarte de miocárdio fulminante.
Tinha 46 anos. “Estou realmente muito surpreendido. Não imaginava… Sempre o vi como um homem forte, dinâmico, cheio de saúde. Estou completamente surpreendido com esta notícia”, reage, em choque, Virgílio Castelo, com quem Filipe Duarte contracenou pela primeira e única vez naquele que foi o seu último projeto na televisão portuguesa.
Falamos da série “Terapia”, transmitida em 2016 pela RTP1. Filipe Duarte dava vida a Jorge Velez, casado há dez anos com a personagem de Maria João Pinho. Virgílio Castelo era o psicoterapeuta Mário Magalhães, que ajudava o casal a superar uma crise no casamento. À nossa revista, o ator apelida esse projeto de «fantástico», realçando «os três meses de um convívio muito fecundo» que teve com Filipe Duarte. Leia o texto completo aqui.
Texto: Andreia Costinha de Miranda com Dúlio Silva; Fotos: Reprodução
Siga a Impala no Instagram