Iva Lamarão Confessa: “Não julgava que há 16 anos continuava a trabalhar em televisão”

Rosto do Fama Show, Iva Lamarão, fala com a NOVA GENTE sobre o seu percurso no pequeno ecrã e revela como vai passar o Natal este ano.

Esteve no Forum Coimbra, espaço comercial do qual é embaixadora, para a chegada do Pai Natal. Gosta desta quadra?

Sim, já é o terceiro ano que recebo o Pai Natal no Forum Coimbra por esta altura. Mesmo antes de ser embaixadora já frequentava, inicialmente nos tempos de estudante da Universidade de Coimbra, depois enquanto modelo colaborei com o Forum Coimbra em diversas ocasiões. Tenho muitas memórias boas aqui. É sempre mágico.

Que recordações tem dos seus natais de menina?

Da consoada à lareira em casa dos meus avós maternos. Da casa cheia de tios, tias e primos no dia de Natal. Do amor entre todos. Da confusão total que, nessa altura, não gostava, mas que hoje sinto tanta falta.

Como passa atualmente esta época festiva?

Com os meus pais e irmã. E a nossa cadela Heidi. Em casa dos meus pais. Cozinhamos. Ouvimos os clássicos de sempre. Vemos filmes no serão à lareira. Abrimos os presentes (há sempre um ou dois presentes para cada um de nós). E comemos, comemos! Como qualquer família portuguesa.

Suponho que Coimbra seja uma cidade que lhe diz muito. Foi aqui que foi estudante universitária e fez o curso de Bioquímica…

Sim morei 6 anos em Coimbra. Quando ainda não trabalhava em televisão, mas já sonhava em um dia poder vir a fazê-lo. É uma cidade carregada de histórias e tradições. Aprendi a gostar do fado com o fado de Coimbra. E com a serenata. É uma cidade que tem tanto de conhecimento e cultura, como de romantismo. Fui muito bem acolhida nesses anos! Volto sempre que posso para matar saudades.

Como é que uma mulher das ciências chega à TV?

Já contei esta história algumas vezes. Fui manequim durante alguns anos também e um dia a agência indicou-me um casting para apresentar um programa. Acabei por ser escolhida e assim comecei o caminho na televisão.

Foi Miss Portugal em 2001. A moda exercia em si um fascínio? Esse sonho levou-a a inscrever-se em concursos de beleza?

A minha curiosidade levou! Mas a verdade é que já foi há tanto tempo que a sensação é que já foi noutra vida.

Mas depois dos concursos (representou Portugal no Miss Universo) e da carreira como modelo, passou para a televisão. Trabalha na SIC desde 2008. Como avalia a sua carreira de apresentadora? 

Em 2008 não julgava que há 16 anos continuava a trabalhar em televisão, com um percurso que já me permitiu experimentar vários projetos. Mesmo que pontuais. E manter-me em antena num dos programas mais antigos (e de maior sucesso) da SIC [Fama Show]. Gostava de continuar a ter oportunidades para mostrar o meu trabalho.

Vai trabalhar este Natal?

No Natal normalmente estou com a família no Norte e não trabalho. Em tempos, quando também apresentava o Totoloto, havia essa questão. E muitas vezes tínhamos de gravar na consoada ou no dia de Natal.

É natural de Ovar, município que já lhe concedeu uma medalha de mérito. É lá que vai passar o Natal, com a família?

Eu nasci no Porto. Mas só fui lá nascer porque a minha família paterna é de Ovar e registaram-me como natural de Ovar. Sou de Ovar com orgulho, mas hoje sinto-me de outros sítios também, como de Lisboa, onde vivo há 16 anos, de Coimbra, onde me formei, e do Porto (cidade que amo, onde tenho o meu namorado e tantos amigos e que me recebe sempre tão bem).

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala

Impala Instagram


RELACIONADOS