João Ribeiro Telles Família em guerra antes do acidente: “Não se falavam”
Segundo apurou a TV Guia, através de uma fonte próxima, os irmãos Ribeiro Telles “estiveram um tempo sem se falarem, de costas voltadas”. “A zanga teve a ver com as partilhas. O Manuel [Palha Ribeiro Telles] era apoderado [agente] do António [Ribeiro Telles] e deixou de ser. Deixou de aparecer nas corridas, não se falavam”, revelou.
Na altura, a família estava em guerra pela herança deixada por David Ribeiro Telles, ganadeiro e cavaleiro tauromáquico, que faleceu em junho de 2016. Dois anos depois, os filhos, João, António, Helena e Manuel Ribeiro Telles, disputavam os bens. Em causa estava a Herdade da Torrinha, no Biscaínho, Coruche, comprada pelo tio-avó do mestre toureiro, Joaquim Cardiga.
O terreno consiste em mais de 600 hectares de terra, ganadaria, coudelaria e várias culturas agrícolas. “Sinto-me dependente da Torrinha. Tenho de vir aqui todos os dias. É onde me sinto bem”, confessou António Ribeiro Telles numa entrevista. O intuito do pai, antes de falecer, era “deixar uma propriedade a cada um dos filhos”.
Ainda assim, os irmãos entraram em conflito. Em 2022, Bernardo Figueiredo passou a apoderado do tio de Graça Ribeiro Telles, devido a estar “mais afastado da Torrinha”. A adicionar, outra fonte partilhou que “era o Manuel que estava à frente das ganadarias e passou a ser o João”. Esta mudança causou, de acordo com a publicação, “mal-estar” entre os familiares.
“Anteriormente às partilhas, o dinheiro da cortiça era dividido por todos os irmãos de igual forma, e ajudava a colmatar o défice de algumas atividades, como as ganadarias. Agora isso não acontece, o que não terá agradado a alguns“, avançou. Em março deste ano, os filhos de David Ribeiro Telles tentaram pôr as diferenças de lado. “Na alternativa do Tristão Ribeiro Telles, voltaram a estar todos juntos na praça, em Santarém, e voltaram a falar uns com os outros”, disse a mesma fonte.
A tragédia que mudou tudo
No entanto, foi o fatídico acidente de Graça Ribeiro Telles e os cinco filhos que uniu a família, especialmente no funeral de Vicente, bebé de dois meses que não sobreviveu ao desastre. Quem o diz é o próprio pai da criança, João Vicente Caldeira na mensagem de despedida ao menino.
“Viveu pouco, é de facto um anjo pois ajudou a curar algumas brigas de família e algumas brigas de amigos. Já tive algumas brigas, por isso não vale a pena vivê-las, mas antes viver em amor e perdoar“, escreveu nas redes sociais. “O João não estava a falar de nenhum problema do lado dos Caldeira, era sobre as desavenças que houve no lado da família da Graça, por causa das partilhas”, confirmou um amigo do engenheiro agrónomo.
Texto: Luís Sigorro; Fotos: Impala/Redes Sociais
Siga a Impala no Instagram