José Rodrigues dos Santos quebra silêncio sobre polémica frase “morreram todos”

José Rodrigues dos Santos foi alvo de críticas pela forma como anunciou a morte dos tripulantes do Titan.

José Rodrigues dos Santos quebra silêncio sobre polémica frase

José Rodrigues dos Santos foi alvo de críticas pela forma como noticiou a morte dos cinco tripulantes do submersível Titan, no dia 22 de junho: “Morreram… todos”. Ana Sousa Dias, Provedora do Telespectador, recebeu por essa frase várias queixas dos telespectadores acusando o jornalista de dar a notícia de “forma dramática, populista e carente de empatia pela vida humana”.

Para ler depois
Ana Bola critica Carlos Moedas pela reação ao “tapete da vergonha”

Em resposta, e no Voz do Cidadão”, José Rodrigues dos Santos comentou: “Bom, o que eu basicamente dei foi uma notícia que é verdadeira de uma forma direta e frontal, aliás, eu vi algumas críticas que eram que eu tinha sido direto e frontal, ao que eu respondo ‘muito obrigado pelo elogio, porque é esse o meu trabalho’. Quando nós damos notícias devemos ser curtos, incisivos, diretos e foi isso que eu fiz”.

José Rodrigues dos Santos diz ter sido “ensinado pela BBC a fazer assim”

Além disso, explicou a relevância das redes sociais para expandir esta polémica: “Isto criou um meme, as pessoas retiraram aquele pedacinho para dar força e, a partir daí, cria-se uma piada nas redes sociais com base numa coisa muito curta que é aquela frase curta, direta, incisiva, que eu faço sempre e desde que me ensinaram na BBC a fazer assim”.

O diretor de informação da RTP, António José Teixeira, também quebrou o silêncio: “Essas duas palavras [“Morreram todos”] são a síntese do que aconteceu e a síntese da notícia. De facto, precisávamos de saber o que é que tinha acontecido com aquelas pessoas. Todas morreram”.

Texto: Maria Constança Castanheira

Impala Instagram


RELACIONADOS