Marco Paulo Cantor morre aos 79 anos

Depois de uma longuíssima batalha contra vários cancros, Marco Paulo não resistiu e perdeu a luta.

Marco Paulo morreu hoje, dia 23 de outubro, aos 79 anos, depois de uma luta prolongada contra o cancro. O cantor romântico marcou gerações e gerações e é uma figura que faz parte da cultura portuguesa. Se todos, provavelmente, já ouviram Marco Paulo cantar, nem todos sabem da sua história de superação, talento e dedicação à música. Era um cantor romântico, mas da sua vida romântica pouco se sabe… tanto assim é que nunca casou, nem teve filhos.

Quem foi, afinal, Marco Paulo

Nasceu com o nome João Simão da Silva no dia 21 de janeiro de 1945, na freguesia de Mourão, no Alentejo. De origens humildes, desde cedo o cantor mostrou uma paixão pela música. Foi na rádio que Marco Paulo encontrou as primeiras inspirações musicais, ouvindo fado e canções românticas. Aos 18 anos, mudou-se para Lisboa, mais concretamente para a zona do lavradio, no Barreiro. Teve aulas de canto com Corina Freire e foi descoberto pela cantora Cidália Meireles durante um ensaio. Três anos mais tarde – e depois de acabar em terceiro no Festival da Canção da Figueira da Foz – acabaria por lançar o seu primeiro EP, com temas como “Estive Enamorado”, “Vê” e “Não sei”.

Ascensão ao Estrelato

Marco Paulo tornou-se uma das maiores estrelas da música ligeira portuguesa durante os anos 1970 e 1980. A sua voz inconfundível e o estilo romântico levaram-no a ganhar notoriedade rapidamente. Entre os seus maiores sucessos está a canção que definiria a sua carreira, “Eu Tenho Dois Amores”, lançada em 1981, que se tornou um fenómeno em Portugal, sendo ainda hoje, 43 anos depois, conhecida por todos. A música conquistou tanto o público masculino como feminino e Marco Paulo passou a ser presença constante na rádio, na televisão e nos palcos.

Outras músicas icónicas, como “Taras e Manias” e “Ninguém, Ninguém”, tornaram-no num dos maiores icones musicais do nosso país.

O Icone do Romantismo e vida pessoal (secreta)

Conhecido pelo seu estilo elegante e a sua aura de galã, Marco Paulo tornou-se um símbolo da música romântica em Portugal… Mas, a relação romântica que se conhece do cantor terá mesmo sido com ose seus fãs, com quem sempre teve uma ligação muito especial. Os seus concertos encheram salas por todo o país e os encontros com os admiradores eram sempre momentos emocionantes.

Embora tenha sido uma figura pública, Marco Paulo sempre manteve a sua vida privada reservada, preferindo não expor as relações amorosas, que sempre defendeu ter, ao longo das décadas. Ainda que tenham surgido várias especulações sobre a sua vida sentimental, o artista sempre foi discreto, focando-se na sua música e na ligação com os fãs. Aliás, recentemente, Marco Paulo chegou a atribuir às fãs algum do seu secretismo. “Tinha sempre o problema das fãs que não queriam. Para Já não queriam que os artistas fossem casados. E como eu era sempre o cantor delas, o menino bonito, não foi possível. Se eu casasse, elas deixavam de ser minhas fãs”, disse, em entrevista no ano passado.

Até na série que retrata a sua vida e carreira, exibida na SIC, o artista fez questão de não levantar esse véu. Manuel Pureza, o realizador do projeto, disse mesmo que Marco Paulo fazia questão de não falar e que era uma questão desconfortável, que nunca chegou a ser abordada.

Legado e últimos anos

Marco Paulo deixou um legado profundo na música portuguesa, sendo um dos poucos artistas a manter uma carreira sólida ao longo de cinco décadas. Com dezenas de discos lançados, muitos dos quais se tornaram êxitos de vendas, e com a sua voz romântica gravada na memória de várias gerações, Marco Paulo será para sempre lembrado como o “eterno romântico” da música ligeira portuguesa.

Nos últimos anos de vida, Marco Paulo manteve-se presente no panorama artístico português, aparecendo em váirios programas de televisão. Na SIC, o artista conseguiu ter um programa com o seu nome: “Alô Marco Paulo”. Foi o seu estado de saúde que o afastou dos ecrãs e de eventos como os Globos de Ouro, tendo sido aconselhado pelos médicos a permanecer em casa. A evolução da saúde (e doença) de Marco Paulo foi acompanhada de perto pelos meios de comunicação, com cantor a manter a positividade durante toda a luta contra o cancro. Ainda que, em breves momentos, se tenha ido abaixo e deixado vencer pelo cansaço, Marco nunca quis deixar que isso afetasse o seu legado e manteve-se ativo até não conseguir mais.

Lutas pela Vida: A Batalha Contra o Cancro

A vida de Marco Paulo foi marcada por diversas batalhas contra o cancro, que ele enfrentou com uma determinação admirável. O primeiro diagnóstico aconteceu em 1996, quando foi identificado um cancro no abdómen. Apesar do choque inicial, o cantor mostrou resiliência e conseguiu superar a doença, partilhando publicamente o seu processo de recuperação, o que gerou grande empatia por parte dos seus fãs.

Em 2020, a vida de Marco Paulo voltou a ser abalada com um novo diagnóstico, desta vez de cancro da mama, uma condição menos comum nos homens. Mais uma vez, o cantor enfrentou a situação com coragem e positividade. Pouco tempo depois, foi-lhe diagnosticado também cancro no pulmão, um desafio adicional numa já longa luta pela sua saúde.

No final de 2023, Marco Paulo recebeu um terceiro diagnóstico devastador, com as metástases a terem-se espalhado no fígado, resultado da progressão do cancro.

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala

 

Impala Instagram


RELACIONADOS