Pinto Da Costa EX-PRESIDENTE DO FC PORTO MORREU AOS 87 ANOS

Família do antigo líder dos dragões está de luto.

Pinto Da Costa EX-PRESIDENTE DO FC PORTO MORREU AOS 87 ANOS

 

Jorge Nuno Pinto da Costa morreu, este sábado, dia 15 de fevereiro, na sequência de um cancro na próstata, doença com a que lutava há cerca de três anos. O antigo Presidente do FC Porto esteve recentemente internado no hospital da CUF, com o seu estado a agravar-se, mas tinha acabado por ter alta. A família manteve-se sempre por perto nesta fase mais crítica. 

Leia mais: Pinto da Costa internado no hospital. Estado de saúde agravou-se

História e Legado

Nascido a 28 de dezembro de 1937, em Cedofeita, Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa liderou o clube dos azuis e brancos desde 1982 – e sócio desde 1953 – tornando-se, assim, uma figura central na história do futebol português. O sucessor de Américo de Sá é considerado, atualmente, o presidente mais longevo dos clubes em Portugal.

Antes de dirigir os dragões, foi jogador de futebol num plantel da sua cidade natal, entre os anos 50 e 60. No entanto, a sua licenciatura diverge da área futebolística. O ex-atleta graduou-se em Direito, na Universidade de Coimbra.

As conquistas no FC Porto

 

Durante o seu reinado no FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa conquistou vários títulos nacionais e internacionais. Entre campeonatos portugueses, Taças de Portugal, Supertaças e a Liga dos Campeões da UEFA (1987) – considerado o mais marcante – o antigo Presidente tomou uma posição de dominância no futebol português.

Por outras vertentes…

O Desporto e o Direito não são os únicos ramos que definiram o antecessor de André Villas-Boas. Em 2004, editou o seu primeiro livro, ‘Largos Dias Têm 100 Anos’. Ao todo, lançou seis obras, incluindo ‘31 Anos de Presidência, 31 Decisões’ (2013), ‘Até ao Mar Azul’ (2018), ‘A Chama do Nosso Dragão’ (2021), ‘Largos Anos Têm 14 600 Dias’ (2022) e ‘O Nosso Dragão Chama’ (2024).

No lançamento mais recente, ‘Azul até ao fim’, Pinto da Costa abordou o tema do cancro: “Encarei a notícia com realismo, não tenho de me queixar. Tinha 84 anos, hoje estou com 86 e espero fazer os 87. Só tenho de agradecer a Deus a vida que me deu, que me permitiu fazer o que quis, estar sempre com quem queria e saber ignorar os inimigos. A única coisa que peço a Deus é que todos vós durem até aos 86 como eu.”

A Família

O ex-futebolista casou-se em 1985, com Manuela Carmona. Dois anos depois, nasce a primeira filha, Joana Morais Pinto da Costa. O antigo casal acabou por se divorciar em 1997, após 33 anos de casamento.

Quando ainda estava casado com a ex-mulher, segundo o Público, “a comunicação social dava conta de uma ligação a Filomena Morais”, secretária do FC Porto. Os dois casaram-se em 1998, um ano depois de se divorciar.

O amor perdurou por quatro voltas ao sol, até que conheceu Carolina Salgado, com quem assumiu um romance. Em 2007, volta a dar o nó com Filomena, mas separaram-se novamente em 2012.

Texto: Luís Sigorro; Fotos: Impala

Impala Instagram


RELACIONADOS