Tânia Ribas Oliveira Confessa: “Não damos valor nenhum aos pequenos pormenores”

Apresentadora da RTP lança livro de memórias. O rosto de ‘A Nossa Tarde’ pretende que o público a conheça fora dos holofotes.

Tânia Ribas Oliveira Confessa:

Tânia Ribas Oliveira descreve-se como uma “miúda com muita facilidade em dar grandes gargalhadas” e já conta com vários anos de experiência à frente do daytime da RTP1. Começou como repórter de exteriores na Sport TV e, atualmente, é uma das apresentadoras mais acarinhadas da televisão portuguesa. A amabilidade e a versatilidade são palavras de ordem para caracterizar esta ímpar figura do panorama nacional. Mas não é só na apresentação que dá cartas. Falamos de Tânia Ribas de Oliveira, que acaba de lançar mais um livro da sua autoria. Embora tenha escrito anteriormente obras infantis, desta vez apresenta uma outra, intitulada Ser Feliz nos Dias Normais: O Lado Extraordinário da Vida.

A NOVA GENTE esteve presente no lançamento desta obra de memórias da comunicadora, que tem o objetivo de servir de alerta: “Encontrar nos nossos dias momentos de alegria e de felicidade”. “Normalmente, e por causa das rotinas, das pressas, de andarmos sempre a mil, de termos mil coisas para fazer – ou às vezes termos pouco para fazer –, não damos valor nenhum aos pequenos milagres que vão acontecendo. Isto não é um livro de autoajuda, longe disso, mas pretendo que seja um bocadinho inspirador. Na verdade, é talvez um bocadinho mais a minha criança interior a falar do que a adulta”, disse, referindo que muitos dos textos já foram publicados no seu blogue. 

Mas, afinal, porque é que a apresentadora passou da literacia infantil para um livro que descreve como sendo de crónicas? “Achava sempre que escrevia livros infantis e estava tudo certo. Mas depois surgiu esta oportunidade de perceber que, aos 48 anos, tenho muito mais escrita para pessoas da minha idade do que propriamente para crianças – os meus filhos também já estão a ficar crescidos. Compilei tudo e calhou exatamente no momento em que a Contraponto Editores me convidou para escrever um livro, porque gostava muito do meu Instagram e da forma como eu comunicava”, esclareceu.

Leia mais: Tânia Ribas de Oliveira – Irmão brilha em projeto da SIC

No processo de escrita, Tânia Ribas de Oliveira apontou como maior dificuldade o critério de seleção dos textos. “Porque há uns que têm três ou quatro linhas, são desabafos ou são pensamentos de momentos que eu vou vivendo, e há outros que têm algumas páginas e, portanto, foi [difícil] tentar perceber se aquilo fazia sentido”, explicou. 

Esperançosa de que a obra seja, um dia, recordada pelos filhos, Tomás, de 11 anos, e Pedro, de nove, a apresentadora das tardes da RTP1 contou a reação dos rapazes ao verem, pela primeira vez, a capa da mesma. “Eles foram acompanhando esta escrita e foram vendo também alguns dos textos. Quando eu levei o livro para casa, pela primeira vez, viram a capa, olharam e disseram: ‘Mãe, tu estás linda’.” 

Desafiada pelos jornalistas presentes no evento de lançamento a revelar a quem dedicava o livro, rapidamente soltou a palavra “família” e afirmou, sem qualquer hesitação, que esta é e sempre será a sua inspiração. Nesse exato momento, a entrevista foi interrompida pelos filhos, que a abraçaram. A mãe recebeu-os com carinho e atenção, mas algo intrigou o mais novo. “Mãe, tu estás nervosa?”, perguntou Pedro, que recebeu uma resposta sincera da mãe: “Um bocadinho.”

Tânia Ribas de Oliveira já escreveu vários livros, já plantou uma árvore e teve dois filhos, ambos frutos do amor com João Cardoso, o homem que, como disse na apresentação de Ser Feliz nos Dias Normais: O Lado Extraordinário da Vida, é o mais bonito que os seus olhos já viram.

Filhos de Tânia Ribas Oliveira no jogo do Sporting

Texto: Beatriz Soares; Fotos: Impala

Impala Instagram


RELACIONADOS