Toy “Presidente da Câmara? Talvez daqui a 12 anos”

À conversa com a NOVA GENTE, Toy diz que adora o que faz, mas não descarta uma candidatura à autarquia da sua terra natal, Setúbal.

Toy é o verdadeiro homem dos sete ofícios e não vira as costas a um desafio. Desta vez, o cantor aceitou a proposta da Novo Verde – entidade responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens – para dar a cara por uma campanha de sensibilização e de educação ambiental, e foi até à Praia da Figueirinha, em Setúbal, para gravar um videoclipe com o hino da ação “Reciclar É A Nossa Praia”, que é nada mais nada menos do que a recriação da sua música de sucesso, Coração Não Tem Idade.

“Foi muito interessante por dois motivos. Primeiro por se lembrarem de mim, porque é sempre muito gratificante quando se lembram de nós; e segundo porque é uma causa nobre, que tem a ver com o bem-estar dos nossos filhos e netos no futuro. Preocupa-me o que os meus filhos, netos e bisnetos vão viver. Eles estarão cá no futuro a usufruir do que nós fizermos ou a sofrer as consequências das coisas más que nós fizermos”, referiu à NOVA GENTE, salientando que não teve dificuldade em escrever a canção da iniciativa. “Pedi as palavras-chave e depois das palavras-chave é mais fácil. É construir, no fundo. É ter alguma prática com a métrica e as sílabas. Estou curioso para ver o resultado final do videoclipe.”

Durante a manhã que passou na Praia da Figueirinha, Toy foi reconhecido por praticamente todos os veraneantes que estavam no areal e foi sempre com a boa disposição que o caracteriza que falou a quem o abordou. “Fui reconhecido por toda a gente. Eu dificilmente vou à praia em Portugal. Não tenho tempo no verão por causa dos concertos e depois porque as minhas férias são em janeiro e fevereiro e vou à praia em países onde seja verão”, contou. Mas mesmo no estrangeiro há sempre alguém que o reconhece. “Portugal está em todo o lado, é maravilhoso. Nós temos portugueses em todo o lado, é fantástico.”

Vinho em nome próprio será lançado em outubro

Neste momento, Toy está com uma agenda de espetáculos bastante preenchida, mas apesar de ter muito trabalho, o cantor não se queixa. Antes pelo contrário: “Tenho uma agenda bastante preenchida e é aquilo que nós queremos. Envolve não apenas o Toy mas todas as pessoas que me rodeiam, técnicos, músicos. Há muita gente a trabalhar neste projeto. E quanto mais funcional estiver o projeto, melhor para toda a gente. E essa é a minha preocupação.”

Presidente da câmara?

Embora se assuma como artista, e a música seja a sua grande paixão, uma mudança de carreira não está fora de questão a longo prazo. E aos, 61 anos, o cantor setubalense não descarta a vontade de se candidatar a líder da autarquia da sua terra natal. “Conheço bem a minha cidade. Tirando os oito anos que vivi na Alemanha, vivi sempre em Setúbal ou nas proximidades. Mesmo tendo a vida feita em Lisboa ou no resto do País, foi sempre Setúbal que escolhi para viver porque gosto muito da minha terra. Penso que a cidade tem grande potencial e eu poderia ser uma pessoa que poderia fazer muito por ela enquanto líder da autarquia”, explicou. “Mas isto num futuro longínquo. Eu gosto muito do que faço. Presidente da Câmara? Talvez daqui a 12 anos”, referiu à NOVA GENTE. Até porque, para Toy, “para já há pessoas muito válidas que podem fazer muito pela cidade”.

 

Texto: Andreia valente; Fotos: Zito Colaço, Impala e D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS