William Frio, bolor e degradação… assim vivem os inquilinos do princípe
William está a ser acusado de ser um péssimo senhorio.
A família real inglesa parece não descanso. Agora é o futuro herdeiro ao trono, William, a ver-se envolto em mais uma polémica. Os inquilinos das casas alugadas pelo filho de Carlos III estão a queixar-se da falta de condições em que o seu senhorio os deixa.
No ducado da Cornualha, que administra desde 2022, há quem se queixe de frio, bolor, falta de isolamento e uma rede energética pobre. São 600 casas alugadas pelo ducadado em que 70 das quais estão à beira da ruína e não cumprem as leis de energia inglesas.
Mas se a situação é assim há vários anos o que espoletou esta reação do povo? É que foi aprovado recentemente um orçamennto de 369 milhões de libras, cerca de 450 milhões de euros, para obras de renovação do Palácio de Buckingham, em Londres.
O Channel 4 e Daily Mirror têm feito esforços para ouvir os moradores das proriedades do príncipe, que rendem ao ducado 100 milhões de euros anuais.
“A casa torna-se miserável assim que chega o inverno. Até se consegue ver para o telhado. Só consigo aquecer duas divisões, e tenho que usar carvão ou petróleo… isto quando me dizem que a minha renda vai subir”, revelou um dos moradores ao Channel 4.
“Tenho humidade pela casa toda, bolor nos moveis e a casa tem um isolamento muito pobre. Mas não me posso queixar porque senão sou despejado“, continuou o inquilino, que preferiu não revelar a sua identidade durante a peça.
Há também quem garanta que já pediu à empresa a quem o William (e também Carlos III no passado) recorre para gerir as propriedades, para mudar o isolamento da habitação. A resposta? Quer William quer o Rei Carlos III não querem mudar nada.
O ducado da Cornualha já reagiu a esta polémica garantindo desconhecer estes casos, mas avançando também que desde que William passou a gerir as propriedades estão a fazer transformações.
Leia ainda: Camilla retirada do grupo de Whatsapp da família real
Kate e William em momento romântico
Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: shutterstock
Siga a Impala no Instagram