Afonso de Bragança – Os rivais que ameaçam a união portuguesa com a Coroa espanhola
Afonso de Bragança pode fazer a história repetir-se e juntar-se à coroa espanhola, mas há mais pretendentes dito ‘ideais’ para a Princesa das Astúrias.
Afonso de Bragança, o filho mais velho de Dom Duarte Pio de Bragança e de Dona Isabel de Herédia, pode fazer a história repetir-se e juntar-se à coroa espanhola. Ainda sem nenhuma relação tornada pública aos 27 anos, é considerado um dos “solteiros de ouro” da aristocracia.
Apesar disso, os tempos mudaram e deixaram de existir casamentos ‘comprados’ – que eram géneros de contratos para que duas famílias da classe alta se unissem e juntassem as fortunas. Atualmente, é raro ou quase nulo assistir a uma família real que não tenha um plebeu como membro. A Princesa das Astúrias, Leonor, tem isso bem presente, visto que o pai ameaçou que abdicaria da coroa caso não o deixassem casar com Letízia Ortiz, jornalista e divorciada à época.
Depois de todas as polémicas que se têm centrado na coroa espanhola, pelo bem da instituição, o casamento da jovem princesa também já não poderá ser feito de ânimo leve. E, para tal, é preciso que o futuro marido de Leonor não envolva escândalos nem traga no bolso passado. Como tal, Afonso de Bragança parece ser o marido perfeito.
O problema é que Afonso não é o único e há uma lista de pretendentes dito ideais para casarem com a herdeira do trono espanhol:
- Príncipe Hashem da Jordânia, filho do rei Abdullah II e da rainha Rania;
- Príncipe Alfons de Liechtenstein, único filho do príncipe Maximiliano de Liechtenstein e de Ângela Gisela Brown;
- Ignacio [Nacho] de Borbón, primo afastado de Felipe VI;
- Achileas Andreas da Grécia, é o terceiro filho de Pablo, príncipe herdeiro da Grécia e de Marie Chantal Miller. Pablo é primo direito de Felipe VI;
- Ferdinand von Habsburg, filho mais velho de Karl von Habsburg. É bisneto do imperador Carlos I da Áustria;
- Príncipe Mouay Hassan, filho mais velho do rei Mohammed VI e de Lalla Salma (a rainha desaparecida).
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais
Siga a Impala no Instagram