Note-se que o Ducado tem mais de 600 propriedades para alugar e, ao longo de uma investigação de 15 meses, foram identificadas quase 500 delas. Os inquilinos que entrevistaram em regime de anonimato confessaram que vivem em casas frias, mal isoladas, sem aquecimento central. Mas, recorde-se que desde 2020 que é ilegal os proprietários alugarem propriedades com classificação abaixo de E sob os regulamentos dos Padrões Mínimos de Eficiência Energética sem uma isenção válida.
“Fica terrivelmente frio”
Um outro inquilino terá dito:: “Fica terrivelmente frio, especialmente no inverno, dá para ver através do telhado. Só consigo aquecer duas divisões da minha casa usando um fogão a lenha e um fogão a carvão, mas William garantiu que aumentaria consideravelmente a renda se eles instalassem radiadores.”
E acrescentou: “Há bolor a aparecer nos móveis e na roupa porque o ar é frio e húmido. Não quero dizer nada por medo de despejo”. Ainda um inquilino idoso foi encontrado sem aquecimento apenas com uma lareira e um cobertos. “A casa está a congelar. Disseram-nos que é inabitável. Quando o vento sopra, as cortinas começam a balançar. Não há aquecimento algum no andar de cima. Quando perguntei se poderíamos colocar vidros duplos, disseram-me que o rei Carlos não gosta.
Entre outros testemunhos, resume-se: ““Eles não parecem ter nenhuma consideração pelas pessoas que vivem aqui há tanto tempo. Eles só querem poupar na vida das pessoas para ganhar dinheiro para os próprios.”