Os 10 erros que nos impedem de emagrecer
Dieta equilibrada e exercício são essenciais para a perda de peso. No entanto, existem hábitos que podem comprometer qualquer tentativa de emagrecer.
É daquelas pessoas muito atentas à dieta, que cumprem um plano, fazem exercício, mas, ainda assim, não conseguem emagrecer? Alguma coisa está a falhar. E atenção que o problema pode não estar no seu metabolismo. É provável que esteja a cometer pequenos erros nas suas rotinas diárias. Por vezes, os nossos hábitos sabotam o nosso esforço. Para ganhar a batalha contra a balança estão aqui 10 erros a evitar.
Os 10 erros que nos impedem de emagrecer
01. Saltar o pequeno-almoço
Esta é considerada uma das refeições mais importantes do dia, pois assim consegue controlar a fome e a ansiedade, mantendo os níveis de glicose. Existem pessoas que fazem jejum intermitente, mas este deve ser feito com acompanhamento. No pequeno-almoço pode incluir leite desnatado e um punhado de nozes. Desta forma, vai manter o seu metabolismo ativo e queimará mais calorias.
02. Abusar dos light
Este é um dos erros mais comuns: substituir alimentos por versões light. Grande parte desses produtos podem conter tantas ou mais calorias do que a versão normal. Verifique a tabela nutricional do produto.
03. Comer depressa
Olhar para o telemóvel ou para a televisão faz com que não mastigue bem e isso ajuda a que engorde. Os alimentos bem mastigados auxiliam no processo digestivo. Além disso, a sensação de satisfação demora cerca de 20 minutos a chegar ao cérebro.
04. Exagerar nos refrigerantes
É verdade que alguns refrigerantes têm poucas calorias e açúcares, mas isso não significa que não afetem de forma negativa o peso. Embora este seja um tema com alguma controvérsia, há quem defenda que os adoçantes produzem um efeito muito semelhante ao do açúcar no corpo. Ativam a insulina que causa hipoglicemia e, por isso, maior tendência a acumular o excesso de calorias na zona abdominal.
05. Dormir mal
Não descansar o tempo suficiente pode ser um obstáculo para perder peso. O recomendado é dormir entre sete e nove horas.
06. Esquecer a fruta
Um sumo, ainda que natural, não é equivalente a fruta. Quando esprememos fruta, estamos a desperdiçar a fibra, ficando apenas com a frutose, que é açúcar. A fibra é onde se encontra a maior parte dos nutrientes e, por isso, é o elemento-chave.
07. Comer pouco
Este hábito afeta de forma negativa o peso. O corpo tem meios para se defender dessa situação e uma dessas formas é absorver ao máximo os poucos alimentos ingeridos. Quando não fazemos ingestões adequadas, levamos a que o corpo entre em estado de poupança de energia e isso reduz o gasto calórico em repouso e, consequentemente, acumula gordura.
08. Jantar muito tarde
Quanto mais cedo e de forma mais ligeira jantar, melhor. Especialistas recomendam jantar, pelo menos, três horas antes de se deitar. Antes de ir para a cama, pode sempre recorrer a um chá.
09. Viver em stress
Quando estamos nervosos, o nosso corpo pede alimentos açucarados, pois ativam as zonas de prazer do cérebro. Além disso, o cortisol faz com que o corpo acumule mais gordura e promove ganho de peso.
10. Não beber água
Quando ingerimos poucos líquidos, os rins funcionam devagar e as toxinas acumulam–se. É fundamental que beba, pelo menos, dois litros de água por dia para se manter hidratada e evitar a retenção de líquidos.
Siga a Impala no Instagram