10 jogos de tabuleiro para animar a noite de Natal em família
Desvendar mistérios, gerir dinheiro, testar a cultura geral, colonizar uma ilha e mímica. Anime a noite de Natal em família com estes 10 jogos de tabuleiro.
A noite de Natal é o momento ideal para deixar as tecnologias de parte e passar tempo de qualidade em família.
O importante é a diversão no dia 24 e 25, umas horas bem passadas em família, ou entre amigos, enquanto se faz tempo (e espaço no estômago) para mais uma rabanada.
LEIA MAIS: Melania Trump decora a Casa Branca para o Natal e gera polémica
A espera até à meia noite pode ser dolorosa para muitos. Nada melhor do que regressar um pouco ao tradicional, colocar os jogos de tabuleiro em cima da mesa e dar asas à imaginação e à competitividade. Não se deixe enganar, porque estes são jogos atuais, que prometem sobrepor-se ao telemóvel. De tal forma, que até se vai esquecer de mandar aquelas típicas mensagens correntes de Natal para os seus amigos.
Pode escolher jogá-los em grupos ou cada um por si mesmo, e pode escolher os que requerem só sorte, ou conhecimento, estratégia ou memória, por exemplo.
1 – Monopólio Banca Eletrónica
Reza a lenda que o Monopólio foi criado pelo desempregado Charles Darrow que, durante a Grande Depressão (1929), inventou o jogo para entreter a família. O clássico jogo de tabuleiro de compra e venda de propriedades tem uma versão mais eletrónica. Com apenas um toque na unidade, podes tornar-te o Dono de Tudo com os teus cartões bancários do jogo Monopoly Banca Eletrónica. Já não existe dinheiro nem banqueiro. A unidade bancária eletrónica permite depositar a fortuna, fazer subir ou cair o Mercado, comprar propriedades e muito mais. Quando um jogador estiver na bancarrota, o jogador mais rico ganha.
Ver esta publicação no Instagram
ولی کتان چه چیز دیگس #monopoly #tablegames #boardgames #سیطره_کتان #catan #مونوپولی
2 – Trivial Pursuit – Edição Friends
O Trivial Pursuit é um dos jogos de perguntas e respostas mais conhecido do mundo. Foi criado em 1979 por Chris Haney e Scott nos Estados Unidos. Existem várias edições. Se já está a ouvir a batida inicial do genérico mais reconhecível do mundo, dançado numa fonte, já sabe do que se trata. A edição dos Friends promete animar a família. Se é um aficionado da série, neste jogo poderá testar os seus conhecimentos, ao longo de 600 perguntas, baseadas nos melhores momentos de Monica, Rachel, Joey, Chandler, Ross e a icónica Phoebe.
3 – Catan
O jogo de tabuleiro de maior sucesso das últimas décadas que já conquistou Mark Zuckerberg ou Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn. Catan , ou The Settlers of Catan como é internacionalmente conhecido, já vendeu mais de 22 milhões de cópias desde o seu lançamento em 1995. Os jogadores dependem uns dos outros. Na ilha, em forma de colmeia, que representa o tabuleiro de Catan, cada jogador tem acesso a um número limitado de recursos e só através das trocas entre si é que o desenvolvimento das suas civilizações é possibilitado, até que a construção de aldeias e cidades conduza um jogador à vitória.
As trocas de recursos entre jogadores requerem raciocínio e antevisão económica, num equilíbrio entre procura e oferta. Dar a um adversário algo que ele necessita para o seu desenvolvimento como moeda de troca de um recurso que necessitamos pode ser, a meio termo, mais prejudicial para a nossa vitória do que possamos antever.
4 – Cluedo
O famoso jogo de detetives Cluedo, inventado em 1944, que conta com seis suspeitos e cujo o objetivo é os jogadores descobrir quem matou o Dr. Black, qual a arma que utilizou e em que divisão da casa o fez. No início do jogo, são colocados num envelope fechado três cartas: uma com o nome do assassino, uma com a arma e outra com a divisão da casa. A partir daí, é a imaginação dos jogadores que vale para construir o enredo do crime.
5 – Bingo
Aqui, a sorte é a sua única amiga. A roleta dita quem ganha e quem preenche, em primeiro lugar, um cartão de números. Pode jogar a dinheiro ou a feijões.
6 – Party & CO
Party & Co Family é uma versão nova do Party & Co para toda a família com dois níveis de provas para crianças e adultos. Este jogo vai testar as suas habilidades, desde o desenho à mímica, o conhecimento e a destreza, a espontaneidade e o sentido de humor.
7 – Dixit
Neste jogo convida-se o jogador a abrir a sua mente e a desvendar o que nela se esconde. A ideia é dizer uma frase quando confrontado com uma imagem. O que apimenta as coisas é que a frase não pode ser demasiado difícil para que os outros jogadores não acertem na imagem, nem demasiado fácil para que todos adivinhem. O objetivo é que a pista seja um tanto ou quanto armadilhada para que só alguns consigam chegar lá.
Percorra a fotogaleria acima para reavivar a memória em relação aos jogos de tabuleiro que nunca saem de moda. E Bom Natal.
LEIA MAIS: Um Natal de Cinderela. Os sapatos ideias para usar na consoada ou passagem de ano
Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais
Siga a Impala no Instagram