3 truques para escolher o melhor bacalhau deste Natal
A poucos dias do Natal, saiba como escolher devidamente o bacalhau para a noite da consoada e impressionar a família.
Estivémos à conversa com João Bernardo, dono da empresa de revenda de bacalhau João B. M. Inês, Unipessoal, com sede em Vila Chã de Ourique, Cartaxo, para saber como escolher o bacalhau perfeito e assim impressionar a família.
«As pessoas costumam fazer uma grande distinção entre os bacalhaus. Isso à partida está errado, uma vez que é impossível saber por onde ele andou», começa por dizer o empresário.
«No entanto, o da Islândia é o melhor. Por norma, o que é pescado nesse país passa por um tempo maior de secagem e de sal (entre um a dois meses), tornando-o mais saboroso. Lá o bacalhau é pescado à linha e não por arrastão, o que também faz com que seja melhor. É distinguido com o selo de pesca sustentável», continua.
Questionado sobre qual o melhor tipo de bacalhau, João Bernardo não tem dúvidas na resposta: «O Bacalhau Imperial da Islândia».
A cor ideal do bacalhau na hora da escolha
Na hora de escolher do bacalhau para o jantar da consoada, são muitas as dúvidas que se colocam. Uma delas diz respeito à cor do peixe. O empresário esclarece: «Muitas pessoas pensam que o bacalhau branco é o melhor, mas não é. Deve ser da cor do trigo. Será saboroso, de certeza. O branco significa que não esteve no sal tempo suficiente. Não lasca e depois de cozido, parece pescada».
3 truques para comprar o bacalhau perfeito:
Para além da cor, João Bernardo revela ainda três truques que lhe vão dar muito jeito. «O bacalhau perfeito» escolhe-se da seguinte forma:
1. «Deve carregar no lombo e o dedo não deve ficar marcado»;
2. «Pegue no bacalhau pela cabeça. Se não dobrar, é bom. Se dobrar, significa que tem muita água e que não secou devidamente»;
3. «Deve notar que este seja compacto».
Depois de comprado, deve lavar o bacalhau duas ou três vezes. Depois, deve demolhá-lo em água fria. O tempo de demolha tem a ver com o tamanho e com o quão salgado se quer o peixe. Em média, ele deverá ser demolhado durante cerca de 48 horas, mudando três vezes a água nesse período.
Votos de boas compras e um feliz Natal!
Texto: Ivan Silva; Fotos: DR
Siga a Impala no Instagram