4 dicas para manter a poluição do ar fora de casa

Vêm aí poeiras do Norte de África e estas quatro dicas são fundamentais para que mantenha a poluição do ar fora de casa.

4 dicas para manter a poluição do ar fora de casa

A Agência Portuguesa do Ambiente já alertou para a presença de poeiras que têm origem no deserto no Norte de África. O que significa que iremos, ao longo dos próximos dias, respirar um ar com uma menor qualidade. Perante isto, todas as dicas são boas para evitar problemas como obstrução nasal, dores no peito, asma ou mesmo alergias. Até porque respirar um ar poluído é algo com impacto negativo na saúde. Perante isto, a Dyson partilha 4 dicas que ajudam a deixar a poluição do ar fora de casa e a que respire um ar mais saudável no conforto do lar.

Leia depois
Descubra por que os refrigerantes diet aumentam o risco de morte precoce
É uma realidade que poderá ser chocante para muitos. Um estudo defende que os refrigerantes diet acabam por ser tão perigosos para a saúde como aqueles que têm muito açúcar natural (… continue a ler aqui)

1 – Ventilar de forma eficiente
Muitos edifícios modernos são hermeticamente selados, o que significa que não permitem a entrada de grandes quantidades de ar fresco, levando a que os poluentes interiores possam acumular-se. Para os remover, pode ventilar a sua casa com ar exterior, embora isso, por vezes, possa ser ainda mais prejudicial devido à poluição. É, portanto, aconselhável verificar regularmente a poluição do ar exterior e as concentrações de pólen para evitar a abertura de janelas quando estes níveis são elevados. Por exemplo, não é aconselhável abrir as janelas de manhã cedo e à noite, adotando um cuidado redobrado durante a estação do Verão.

É aconselhável verificar regularmente a poluição do ar exterior e as concentrações de pólen

2 – Escolher a mobília correta
Muitos produtos tais como tapetes e móveis emitem pequenas quantidades de formaldeído, um químico incolor, inflamável e de cheiro forte, utilizado para o fabrico de materiais e produtos domésticos. Por isso, deve manter a casa bem arejada quando coloca novos móveis ou tapetes pela primeira vez. Seria também importante escolher pavimentos de superfície dura em vez de tapetes, comprar móveis em segunda mão (após alguns anos, os produtos deixam de libertar formaldeído). Ou procurar colchões feitos de materiais naturais, tais como algodão, lã e látex natural.

Deve adotar hábitos de limpeza regulares como limpar os tapetes, lavar a roupa da cama em água quente a 60°C uma vez por semana

3 – Livrar-se do pó
O pó doméstico é uma mistura de sujidade, ácaros, pelo dos animais de estimação, pólen e outras partículas que também podem conter produtos químicos emitidos pela mobília, dispositivos eletrónicos, plásticos e tecidos. Para combater isto podemos adotar hábitos de limpeza regulares como limpar os tapetes, lavar a roupa da cama em água quente a 60°C uma vez por semana, deixar os sapatos à porta de casa e aspirar frequentemente todas as superfícies, pavimentos e colchões com um aspirador totalmente selado, que tenha o sistema de filtragem correto para prender eficazmente o pó – como o Dyson V15 Detect.

4 – Evitar os espaços húmidos e a condensação
Bolores e ácaros prosperam em ambientes quentes e escuros, como os quartos, e também em lugares frios e húmidos, como a casa de banho. Uma das medidas que podemos tomar para o evitar é manter as cozinhas, casas de banho e corredores livres de tapetes, uma vez que estes são frequentemente locais húmidos, o que promove o crescimento de bolor. Também é útil fechar as portas da cozinha e da casa de banho ao cozinhar ou tomar banho para impedir a entrada de vapor nas noutras divisões, bem como abrir janelas, utilizar um purificador de ar ou exaustor quando se utilizam estas divisões. Finalmente, evitar secar roupa molhada dentro de casa ou em radiadores; é melhor secá-la ao ar livre.

Junte-se a nós no Instagram

Fotos: Peace,love,happiness/Pixabay

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS