5 alimentos que não deve aquecer no microondas
Há uma probabilidade (muito) grande de já ter aquecido pelos menos dois destes alimentos no microondas.

Quem nunca aproveitou as sobras do jantar para o almoço do dia seguinte? Para além de prático tem ainda o efeito de reduzir o desperdício alimentar. E é aqui que surge o microondas, que em poucos minutos permite aquecer a comida sem ter de sujar mais panelas. Porém, há certos tipos de alimentos que não devem ser aquecidos por risco de intoxicação alimentar bacteriana, explica a nutricionista Kim Lindsay. Mais alarmante ainda é o facto de existir uma probabilidade (muito) grande de já ter aquecido pelos menos dois destes alimentos no microondas.
Ler depois
4 alimentos para acabar com as insónias
5 alimentos que não deve reaquecer no microondas
Batatas – Quando fora do frigorífico por mais de duas horas, pode desenvolver a bactéria Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo.
Ovos – Fonte rica de proteína, os ovos podem durar no frigorífico até seis semanas. Porém, quando expostos a altas temperaturas podem provocar doenças graves. Depois de cozinhados, reaquecê-los podem transportar salmonella.
Espinafres – Dependente do local onde são cultivados, os espinafres podem ter uma alta concentração de nitratos, que podem transformar-se em nitritos e, por sua, em nitrosamina, uma substância cancerígena. Para evitar este problema, não deve reaquecer este tipo de alimentos.
Cogumelos – Os cogumelos são um alimento propício a uma rápida proliferação de bactérias. Para evitar isto, devem ser conservados no frigorífico e só devem ser reaquecidos no período máximo de 24 horas.
Arroz – “Os grãos não cozidos podem ter uma bactéria chamada bacillus cereus, que nem sempre morre durante o processo de cozimento”, alerta a especialista.
Junte-se a nós no Facebook
Foto: Shutterstock
Siga a Impala no Instagram