5 situações em que nunca deve dar gorjeta

Em alguns países, até é prática comum que já esteja incluída no valor final. No entanto, há várias situações em que deixar gorjeta pode ter o efeito contrário ao desejado.

5 situações em que nunca deve dar gorjeta

Em alguns países, deixar gorjeta é prática normal. Muitas vezes, até já vem incluída na fatura, seja do lanche ou do jantar. Apesar de ser sempre de bom tom mostrar apreço por um trabalho que o deixou satisfeito, há alguns casos, sublinham especialistas em etiqueta, que nunca deve deixar gorjeta.

Ler depois
10 cidades baratas na Europa para conhecer nas próximas férias

Técnicos

Por muitas competências que tenha, há situações em que não há alternativa a não ser chamar um técnico. Seja por problemas na canalização, seja por questões elétricas. A verdade é que, salvo exceções, não deve pagar nem mais um cêntimo do que aquilo que lhe vai ser cobrado. Isto porque muitas das vezes o valor que lhe é cobrado é exagerado. “Acho que meu canalizador ou eletricista não espera uma gorjeta”, disse a especialista em etiqueta Lisa Mirza Grotts à Best Life. “Tenho certeza de que incluem isso no valor que cobram.”

Comissários de bordo

Quando se trata de trabalhos de elevado stress, é difícil pensar numa posição que envolva mais paciência e compreensão do que trabalhar como comissário de bordo. Afinal, os mesmos tripulantes que servem bebidas e refeições durante o voo também são também responsáveis por manter os passageiros seguros em caso de alguma avaria. E ainda têm de lidar com clientes mal-educados. Ainda assim, mais uma vez, dar gorjeta não é o indicado.

“Geralmente, é melhor pensar neles como socorristas em vez de prestadores de serviços”, diz Kristi Spencer , especialista em etiqueta empresarial e fundadora da The Polite Company. “Ser um passageiro educado e um simples e genuíno obrigado no final do voo são as melhores formas de demonstrar gratidão.”

Viajar em alguns países

Indiscutivelmente, a melhor parte de viajar é contactar com culturas e costumes diferentes. Porém, deve ter atenção que, em alguns países, deixar gorjeta tem o efeito oposto ao desejado. “É preciso informar-se sobre os costumes antes de viajar”, sugere Grotts, acrescentando que a expectativa de uma gorjeta também pode aparecer em alguns lugares surpreendentes que não são habituais em casa.

Restaurantes com gorjeta incluída

Os restaurantes há muito são o exemplo de negócio onde a gorjeta até já está incluída no valor final. No entanto, nem todos os restaurantes funcionam da mesma maneira. “Quando vai a um restaurante com preço fixo e está tudo incluído ou paga antecipadamente, não precisa deixar gorjeta”, diz Grotts. Em muitos casos, essa pode ser a política em restaurantes mais sofisticados.

Serviços profissionais

Quem nunca se aborrece quando chega a altura de entregar o IRS? Muita gente recorre a um contabilista para estas questões. No entanto, tal não significa que precise de pagar mais do que o solicitado. “Dar gorjetas a profissionais como médicos, contadores e advogados não é aconselhável porque ultrapassa os limites profissionais”, diz Spencer. “Em vez disso, agradeça com um cartão atencioso, uma crítica positiva ou uma referência.”

Junte-se a nós no Facebook

 Foto: Unsplash

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS