7 coisas que deve saber sobre a menopausa
Menopausa é o nome dado ao momento em que a mulher deixa de ter o período menstrual e em que os seus ovários deixam de produzir estrogénio e progesterona. É a data que marca a última menstruação e ocorre, em média, entre os 48 e 51 anos de idade.
1 – O que é?
Menopausa é o nome dado ao momento em que a mulher deixa de ter o período menstrual e em que os seus ovários deixam de produzir estrogénio e progesterona. É a data que marca a última menstruação e ocorre, em média, entre os 48 e 51 anos de idade.
2 – Quais os sintomas? Os mais comuns são “falta de sono, afrontamentos, suores noturnos, secura vaginal, dores no ato sexual, mudanças de humor e o aumento de infeções urinárias e/ou vaginais”. Estes sintomas e a sua intensidade variam de mulher para mulher, porque enquanto algumas não apresentam qualquer alteração, outras apresentam sintomas muito intensos e difíceis de ignorar.
3 – Quais os sintomas mais raros? A ginecologista Nina Ali disse ao site HufingtonPost que em alguns casos as mulheres podem entrar em depressão e perde o desejo sexual. “Existem casos de dores nas articulações, mudanças na pele e excesso de peso”, acrescenta.
4 – Tratamento: Pode ser feito com o uso de medicamentos receitados pelo ginecologista à base de estrogénio e progesterona, mas é contraindicado para mulheres que apresentam hipertensão descontrolada ou colesterol alto.
5 – Mantenha-se saudável: A introdução de alterações no estilo de vida e na dieta, a prática de exercício físico, a redução dos níveis de stress são algumas estratégias que permitem aliviar os sintomas típicos da menopausa.
6 – Possíveis causas:
A radioterapia, a quimioterapia, a falência ovárica prematura, na qual a mulher para de produzir hormonas antes dos 40 anos, o tabagismo, o hipotiroidismo, são outras causas para a menopausa mais precoce. É importante parar de fumar, uma vez que as mulheres fumadoras iniciam a menopausa um a dois anos mais cedo do que as não fumadoras. O tabaco contribui ainda para a doença cardíaca e para a osteoporose. O uso de suplementos de cálcio e vitamina D pode proteger em relação à osteoporose.
7 – Outros riscos: A menopausa aumenta o risco da ocorrência de osteoporose, uma doença que torna os ossos mais frágeis, quebradiços e vulneráveis a fraturas. Marque uma consulta com o seu médico. Este poderá solicitar que realize uma densitometria óssea e ajudá-la a perceber como se pode proteger da doença.
Siga a Impala no Instagram