Abarth assinala 70 anos de histórias e de vitórias [vídeo e fotos]

Carlo Abarth (1908-1979) fundou a Abarth & C. em 31 de março de 1949, estabelecendo uma genuína lenda de estilo e performance expressa através de viaturas recordistas.

A lenda da marca com o símbolo do Escorpião nasceu em 31 de março de 1949, quando Carlo Abarth (1908-1979) fundou, com o piloto Guido Scagliarini, a Abarth & C.. A sua primeira viatura foi o 204 A, derivado do Fiat 1100. Chamou as atenções em 10 de abril de 1950, quando Tazio Nuvolari o levou à vitória na sua última prova, a Palermo-Monte Pellegrino. Desde então, a história da Abarth tem sido recheada de recordes a nível da competição e da indústria, elementos sempre no espírito do fundador: combinar máximas performances, trabalho artesanal e constante aperfeiçoamento técnico.

Carlo Abarth começou com motos e não com automóveis

Carlo Abarth (1908-1979)

Na verdade, a interessante carreira de Carlo Abarth começou com motos e não com automóveis. Com a idade de 20 anos, averbou as primeiras vitórias como piloto de uma Motor Thun e, no ano seguinte, construiu a sua primeira moto personalizada com a marca Abarth. Infelizmente, durante uma prova em Linz, um acidente obrigou-o a abandonar as motos. Continuou a competir em sidecar, veículo que o tornou famoso por façanhas como a corrida contra o comboio do Expresso do Oriente – que, obviamente, venceu. Um segundo acidente sério, em 1939, obrigou-o a abandonar por completo a competição.

Os kits destinados a aumentar potência, velocidade e aceleração

Em 1945, mudou-se para Merano e tornou-se cidadão italiano para todos os efeitos. Então, depois de uma breve experiência na Cisitalia, fundou a Abarth & C. em 1949 e teve a intuição de complementar as atividades de competição com a produção dos seus famosos kits de preparação para viaturas de produção em série destinados a aumentar a potência, a velocidade e a aceleração. Os principais componentes dos kits eram os sistemas de escape que, com o passar dos anos, se tornaram um verdadeiro ícone do estilo Abarth. Em apenas alguns anos, a Abarth & C. ganhou uma dimensão global. Em 1962, produzia 257 mil tubos de escape, 65% dos quais destinados a exportação.

Recordes de resistência e de velocidade

O auge do sucesso surgiu nos últimos anos de 1950 e nos anos de 1960. Um exemplo? Com um Fiat Abarth 750 desenhado por Bertone em 1956, a marca bateu os recordes de resistência e de velocidade. Em 18 de Junho, no circuito de Monza, bateu o recorde das 24 horas, cobrindo 3.743 km à velocidade média de 155 km/h. Depois, entre 27 e 29 de junho, no mesmo circuito, bateu uma série de recordes: os 5.000 e os 10.000 km, as 5.000 milhas e também as 48 e as 72 horas. O mesmo veículo foi desenhado por Zagato em duas versões: o Fiat Abarth 750 Zagato (1956) e o Fiat Abarth 750 GT Zagato (1956). O seu rugido chegou aos ouvidos de Franklin Delano Roosevelt Jr., filho do presidente dos EUA, que se apressou a deslocar-se a Itália para assinar um contrato de exclusividade com a Abarth para a distribuição destas viaturas.

Carlo Abarth (1908-1979) fundou a Abarth & C. em 31 de março de 1949, estabelecendo uma genuína lenda de estilo e performance expressa através de viaturas recordistas, revolucionários kits de preparação e famosas provas de competição.

Dez recordes mundiais, 133 recordes internacionais, mais de 10.000 vitórias nas pistas. A longa série de sucessos é utilizada para testar, nas mais difíceis condições, as soluções tecnológicas que são depois transferidas para as viaturas de produção em série.

Comemora o marco especial com a nova gama “70th Anniversary”, caracterizada no exterior por um emblema distintivo que tornará as viaturas matriculadas em 2019 únicas e exclusivas.

Igualmente comemorativos dos 70 anos de história são o novo 595 esseesse, inspirado no lendário kit de preparação dos anos Sessenta, e a edição limitada 124 Rally Tribute, que celebra as vitórias da época transata.

A versão de competição do 124 Rally 2019, renovada para reafirmar a sua posição como a viatura a abater na classe R-GT, estreou oficialmente há alguns dias na esteira das vitórias no Campeonato Europeu R-GT 2018 e na Taça FIA R-GT 2018, considerada o campeonato mundial de Gran Turismo.

As comemorações do aniversário são reforçadas pelo recorde de vendas na Europa em 2018, com cerca de 23.500 unidades comercializadas, o que representa um crescimento de 36,5% em relação a 2017.

Em 1958, a Abarth realizou uma verdadeira obra de arte com o novo Fiat 500, transformando completamente o pequeno utilitário e realçando ao máximo as suas potencialidades. No mesmo ano, a marca intensificou a sua parceria com a Fiat, comprometendo-se esta a recompensar a Abarth com prémios em dinheiro com base no número de vitórias e de recordes conquistados pela equipa. Um acordo que constituiu a base para uma impressionante série de triunfos consecutivos: 10 recordes mundiais, 133 recordes internacionais, mais de 10.000 vitórias nas pistas. A lenda continuou a crescer cada vez mais, tornando-se um nome familiar. Os anos de 1960 foram a década de ouro para a Abarth. “Abarth” tornou-se sinónimo de velocidade, coragem, performance e evolução. A lista de modelos que gravaram o nome da marca na história da competição é longa: do 850 TC, vencedor em todos os circuitos internacionais, incluindo o de Nürburgring, ao Fiat Abarth 1000 Berlina e ao 2300 S, que registou uma extraordinária série de recordes no circuito de Monza, apesar das severas condições meteorológicas.

Abarth integralmente assumida pelo Grupo Fiat

Em 1971, a Abarth foi integralmente assumida pelo Grupo Fiat e a lenda prosseguiu com o Fiat 124 Abarth, vencedor do título europeu em 1972 e em 1975, com o 131 Abarth, campeão do mundo de ralis em 1977, 1978 e 1980, e com o Ritmo Abarth. Tristemente, Carlo Abarth faleceu em 24 de outubro de 1979, sob o signo do Escorpião, o mesmo do seu nascimento e que inspirou o emblema ostentado pelas suas viaturas.

Abarth relançada em 2008

O glorioso passado ganhou vida de novo em 2008, quando a marca foi relançada com uma nova gama criada para fãs de desportos motorizados, como o Grande Punto (2007) e o 500 (2008); além de kits de preparação para cada modelo, havia também as versões de competição do Grande Punto Rally Super 2000 e do 500 Assetto Corse. Desde então, foram rapidamente lançados novos modelos: o 695 Tributo Ferrari (2010), o 595 Yamaha Factory Racing (2015), o 695 Biposto Record (2015), o 695 Rivale (2017), o 124 spider (lançado em 2016), o 124 GT e a nova gama 595 (ambos introduzidos em 2018). Hoje, a lenda do Escorpião continua com a gama 70th Anniversary no 595 e no 124, que se juntam ao novo 595 esseesse e ao 124 Rally Tribute.

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