Chocolate provoca acne? Saiba o que diz a ciência
É uma questão que inquieta muitos e há muito tempo: o chocolate provoca acne? Saiba o que tem a ciência a dizer sobre o tema.
Todos nós em algum momento das nossas vidas, principalmente quando mais novos, ouvimos alguém afirmar com todas as certezas que o chocolate provoca acne. É daqueles mitos que prolongam há muito tempo, de geração em geração, mas será mesmo verdade? Infelizmente, a ciência não tem uma opinião unânime sobre o tema.
Questão inquieta a ciência há muito tempo
A verdade é que este é um tema que intriga os cientistas há muito tempo. Segundo a Healhtline, desde 1969 que o chocolate tem sido estudado como um possível fator para a acne. De igual modo, tem sido também investigado se esta possível consequência do consumo de chocolate pode ou não ser provocado pelo açúcar, gordura e químicos utilizados na produção das tabletes de chocolate.
A maioria dos estudos já lançados sobre o tema relacionam efetivamente o consumo de chocolate com o aparecimento da acne. Um estudo de 2013, por exemplo, sugeria que o doce pode aumentar a gravidade e a frequência das erupções de acne. Isso justificava-se com a estimulação do sistema imunitário, que reage de forma mais agressiva. Contudo, estava investigação não foi comprovada em humanos.
Estudos não comprovam a 100 por cento se o chocolate provoca acne
Um ano depois, em 2014, um estudo de menor dimensão colocou um grupo de 14 homens propensos a acne a tomar cápsulas com cacau 100 sem açúcar, gelatina em pó ou uma combinação dos dois. E efetivamente descobriu uma ligação entre a quantidade de cacau ingerida e um aumento nos sintomas de acne. Um outro estudo apurou que depois de comerem 25 gramas de chocolate amargo 99 por cento todos os dias, 25 homens propensos a acne tiveram mais acne após duas semanas. E o pior é que essas alterações ainda estavam presentes após quatro semanas.
Como dito anteriormente, a ciência não é unânime nesta matéria. Um estudo de 2012 pediu a 44 jovens adultos para manter um diário alimentar de três dias e não encontrou nenhuma ligação entre o chocolate e a acne. A questão permanece aparentemente, sem resposta. As dúvidas só deverão ser dissipadas quando for feito um estudo com uma maior amostra de pessoas. Até lá, se sofre com este problema, o melhor, por precaução, é deixar o chocolate de lado.
Siga a Impala no Instagram