«O verniz é apelativo, mas só faz mal» e deve ser retirado todos os dias
O médico podologista das celebridades, Bastien Gonzalez, revela os perigos do verniz. O especialista alerta ainda que não devemos dormir com o verniz nas unhas.
Pintar as unhas tornou-se num ritual para muitas pessoas. No entanto, há quem defenda que este processo representa um perigo para a saúde. Bastien Gonzalez, um médico conhecido por ter pacientes conhecidos do grande público, afirma que «como a maquilhagem, que é retirada todos os dias antes de dormir, o verniz também o deveria ser».
Numa entrevista com a jornalista Sarah Vine, o especialista diz que existem riscos associados ao verniz das unhas. As luzes UV utilizadas para secar o verniz gel causam o envelhecimento precoce da pele e podem ser agentes causadores de cancro. Segundo Gonzalez, estas luzes podem «causar tantos danos como um solário».
A unha, por sua vez, também pode absorver químicos prejudiciais ou contrair uma infeção resultado do longo período em que os produtos estão em contacto com a unha. A utilização de acetona também contribui para o enfraquecimento da unha e, quando mal feito, pode danificar a base da mesma.
«Pintar as unhas é como a fast-food – rápido, conveniente e apelativo, mas só faz mal», conclui o médico. Assim, é aconselhado a utilziação de verniz ocasionalmente. «Como um belo vestido ou uns belos sapatos, o verniz deve ser usado numa ocasião especial e retirá-lo de seguida. O resto do tempo a unha fica natural e saudável», afirma Bastien Gonzalez.
LEIA MAIS
Unhas de gel podem provocar cancro de pele
Previsão do tempo para quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
Siga a Impala no Instagram