Alfa Romeo 4C, a companhia do homem que tem tudo
O Alfa Romeo 4C é um desportivo agressivo, ligeiro, de alto rendimento e estética irrepreensível. Vai daqui ali em menos de nada, debita 240 cavalos e atinge mais de 250 km/h.
O Alfa Romeo 4C nasceu da competição. Lembra-nos imagens de lendários automóveis desportivos, gloriosos e vitoriosos, o rugir dos motores e as vozes da multidão ao longo da pista.
Entusiasmo genuíno, genuína paixão. O projeto 4C nasceu do mais puro espírito Alfa Romeo. Projeto que pretende mostrar aos entusiastas um supercarro de sonho.
Um automóvel único, tanto no design como na tecnologia, criado para entusiasmar o condutor, tanto em pista como em estrada.
Alfa Romeo 4C – Um sonho tornado realidade
O design do 4C recorda a história e o inconfundível estilo do 33 Stradale: beleza essencial ao serviço da melhor mecânica.
Construído em Modena, o Alfa Romeo 4C combina dois elementos de excelência: a engenharia Alfa e a produção Maserati. Nunca a performance foi tão atraente.
A essência do Alfa Romeo 4C é simples: pura performance. A estética é função da performance e não um fim em si mesmo.
Cada elemento do deslumbrante estilo do 4C – como os volumes sinuosos, a linha musculosa e as entradas de ar – tem uma função aerodinâmica específica e contribui para criar uma força vertical descendente para aumentar a estabilidade a alta velocidade.
Interior tem função precisa e espírito de competição Alfa Romeo
Tal como o exterior, também no interior tudo tem uma função precisa e expressa o espírito de competição da Alfa Romeo.
Para começar, o habitáculo é construído como uma peça única em fibra de carbono. Os bancos incorporam uma estrutura compósita reforçada e estofos especiais ultraleves.
O volante é moldado na base e os comandos estão todos orientados para o condutor. Os pedais e a soleira das portas em alumínio constituem o último detalhe de uma personalidade verdadeiramente desportiva.
Cada pormenor do 4C foi concebido para acender a paixão pelo temperamento desportivo. As jantes em liga vão de 17″ a 19″, de dimensões diferentes nos eixos dianteiro e traseiro, de modo a assegurar perfeito equilíbrio e o melhor comportamento dinâmico.
As pinças de travões Brembo com 4 pistões estão disponíveis em 4 cores: cinzento, preto, amarelo e, obviamente, vermelho.
O spoiler da cor da carroçaria ou em fibra de carbono (disponível como opcional), os faróis Bi-LED com moldura em fibra de carbono, as entradas de ar laterais, os dois terminais de escape, os bancos desportivos e a carroçaria autoportante também em fibra de carbono contribuem para fazer do 4C uma pequena mas impressionante obra-prima Alfa Romeo.
Alfa Romeo 4C – Tecnologia: Pronto para reagir
A rapidez de resposta é fundamental em automóveis desenhados para deslumbrar. A nova caixa TCT de dupla embraiagem a seco com Launch Control otimiza as passagens de caixa e a aceleração, sendo o divertimento em pista garantido através da simples escolha da modalidade Race no intuitivo seletor DNA.
A transmissão Alfa TCT de dupla embraiagem a seco assegura as mais rápidas passagens de caixa em todas as condições e dispõe da inovadora função Launch Control para otimizar os sistemas do veículo e aproveitar todo o poder de aceleração disponível.
O Alfa Romeo 4C foi projetado em torno do condutor. O seletor Alfa DNA dispõe de três modalidades (Dynamic, Natural e All Weather), de modo a adaptar a viatura às condições da estrada e ao estilo de condução.
Para além disso, a exclusiva modalidade Race foi concebida para reforçar ainda mais a experiência de condução em pista.
Selecionando a posição Dynamic, são desligados o sistema de controlo de estabilidade e o ABS, dando total controlo da viatura ao condutor.
O painel de instrumentos inteiramente digital com ecrã TFT mostra as mudanças de configuração para fornecer a informação mais pertinente em função da específica definição do Alfa DNA.
Alfa Romeo 4C – Performances: Emoções Alfa Romeo
O motor sobrealimentado de 1750 cm3 do 4C baseia-se na mais evoluída tecnologia de motores. E os engenheiros da Alfa Romeo tornaram esta tecnologia ainda mais agressiva e eficiente.
Esta pequena mas admirável solução proporciona prestações desportivas sem precedentes, dignas de um supercarro, já que tudo foi concebido para oferecer as mais puras sensações Alfa Romeo ao volante: experimente-o para acreditar.
O motor a gasolina 1750 Turbo de quatro cilindros, de injeção direta, 240 cv, inteiramente construído em alumínio, oferece performances extraordinárias, com binário máximo de 350 Nm, 80% do qual disponível logo a 1700 rpm.
O Alfa Romeo 4C atinge mais de 250 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos: um resultado verdadeiramente notável.
LEIA MAIS: Lexus LC 500h – Um coupé híbrido de luxo
A avançada tecnologia “scavenging” do Alfa Romeo 4C maximiza o binário a baixo regime de rotação do motor e debita mais potência em resposta aos comandos do condutor.
Para implementar a tecnologia “scavenging”, o motor foi ainda equipado com um turbocompressor de nova geração e um coletor de escape com conversor.
Tal como todos os veículos de competição, o 4C utiliza um sistema de refrigeração automático para proteger o turbocompressor.
Desligar o motor causa normalmente a imediata paragem da circulação do óleo, originando uma perda de capacidade de lubrificação e possíveis danos no motor.
Com a bomba After Run, o óleo mantém-se em circulação dentro do turbocompressor até este arrefecer.
Alfa Romeo 4C – Materiais: O peso da leveza
A fibra de carbono é o material mais avançado na engenharia automóvel. O chassi do Alfa Romeo 4C Coupé – com peso de apenas 73 quilogramas – é constituído por uma única peça em fibra de carbono.
O cárter do motor e as estruturas dianteira e traseira são em alumínio, combinando solidez com peso extremamente baixo.
A carroçaria é em compósito de SMC, material de baixa densidade que alia leveza (é 20% mais leve do que o aço) e estabilidade das dimensões comparável à do aço e superior à do alumínio.
Com motor central, o 4C é equilibrado e domina a estrada a qualquer velocidade
Com configuração de motor central e esquema de suspensões extremamente sofisticado (braços sobrepostos à frente, McPherson evoluído atrás), o 4C é perfeitamente equilibrado e capaz de dominar a estrada a qualquer velocidade.
O potente sistema de travagem, com discos perfurados autoventilantes e pinças Brembo nas rodas dianteiras permite ao 4C passar de 100 km/h a 0 em apenas 36 metros.
Para além disso, o Alfa Romeo 4C monta pneus de diâmetro diferente nos eixos dianteiro e traseiro, de modo a assegurar perfeita aderência em todos os tipos de estrada e condições meteorológicas.
O peso total da viatura em vazio é de apenas 934 quilogramas; é por isso que o Alfa Romeo 4C goza de uma das mais baixas relações peso/potência: menos de 4 kg/cv.
Com o regresso à configuração de tração traseira, o 4C assegura uma excecional experiência de condução e uma inconfundível sensação de verdadeiro desportivo.
Texto e vídeos: Luís Martins
Siga a Impala no Instagram