Regresso às aulas: 7 cuidados que deve ter com a coluna do seu filho
Um estudo publicado pelo American Journal of Neuroradiology, revelou que cerca de 50 por cento das crianças sentiram dores nas costas até aos 15 anos de idade.
O médico ortopedista e presidente da Associação Sem Fins Lucrativos Spine Matters, Luís Teixeira, alerta para as causas que podem estar na raiz destes números. Para que possam ser evitadas é importante que os pais estejam cada vez mais atentos aos seus sintomas, combatendo ativamente o aparecimento de problemas agravados no crescimento e promovendo os bons hábitos posturais na infância. E em altura de regresso às aulas, os cuidados e a atenção devem ser redobrados.
LEIA MAIS: Novo e perigoso desafio na Internet pode provocar graves lesões na coluna [vídeo]
De acordo com o especialista, «a fase escolar é marcada por transformações significativas na vida das crianças e adolescentes, a nível motor e psicossocial pelo que é importante que os pais estejam atentos às queixas dos filhos e que intervenham na sua correção postural a fim de criar bons hábitos preventivos. Sensibilizar a população mais jovem a promover hábitos saudáveis e educá-los para uma postura vigilante em relação à coluna, é indispensável.» O especialista adianta também que «será a partir dos sete anos que o seu olhar deve estar mais atento aos pormenores e às queixas dos mais novos. Para que consigam também aprender a desvendar corretamente o que sentem. Incentive-os a falar proativamente sobre as dores e a sua descrição».
Por que razão surgem as dores nas costas?
De acordo com o médico ortopedista, «as dores nas costas nas crianças podem ser provocadas por inúmeros fatores, sendo os principais relacionados com uma má postura à secretária ou à mesa, um excesso de carga no transporte das mochilas, falta de exercícios de fortalecimento muscular da zona lombar e um aumento dos hábitos sedentários (muitas horas sentados), obesidade, assim como o excesso de tempo passado nos dispositivos móveis. Também algumas lesões ou quedas podem acabar por gerar episódios pontuais de dores na coluna».
Os cuidados que deve ter com a coluna do seu filho no regresso às aulas:
Leia os sete cuidados no site dedicado a crianças, CrescerContigo.pt. Siga a ligação.
Siga a Impala no Instagram