Beleza – Os 6 erros mais comuns nos cuidados da pele
Desde a esfoliação excessiva até à desvalorização do uso de protetor solar, os erros ainda são alguns!
Para conseguir ter uma pele luminosa, saudável, com imprerfeições controladas e com maior resistência ao envelhecimento precoce, precisa de descobrir a rotina perfeita para si. Para isso, é importante que saiba, antecipadamente, quais são os erros (mais) comuns que deve evitar.
Falta de protetor solar
Este é um erro que não só afeta a beleza da pele sob a forma de manchas, desidratação, imperfeições ou aparecimento prematuro de rugas e linhas de expressão, como também provoca uma maior incidência de cancro de pele. É inegociável que na sua rotina de beleza conste um bom protetor solar para uso diário.
Excesso de exfoliação
Com a vontade de ver resultados rápidos, pode cometer erros que fazem ressentir a sua pele. O uso diário de produtos exfoliantes pode mesmo comprometer a barreira natural da pele e causar uma inflamação que, por consequência, acelera o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento. Quem o diz é a Dra. Candy Hernández, fundadora da Clínica Candhé.
Desvalorização da limpeza
A limpeza é o grande pilar de uma rotina de beleza que se mostre eficaz. É indispensável que remova a maquilhagem ao final do dia quando se deita, não cometa o erro de dormir com a maquilhagem do dia. Sobre a importância da limpeza facial, Esther Moreno, fundadora do EM Studio, afirma: “Além de eliminar a sujidade e as impurezas, também prepara a pele para uma melhor absorção dos produtos cosméticos” acrescentando que a limpeza de pele “protege, reforça a barreira cutânea e mantém a pele saudável e luminosa”.
Leia também: ‘Slugging’: A técnica coreana
Alteração da ordem da rotina
Ao alterar a ordem da sua rotina de beleza, pode acabar por cometer o erro de comprometer as funções de cada produto utilizado. “Se usarmos os cosméticos na ordem errada, podemos estar a impedir que certas substâncias essenciais cheguem à nossa pele. [Deve] começar, primeiro, pelas texturas leves, como séruns, e finalizar com as mais densas, como cremes”, explica o Dr. Hernández.
Misturar demasiados produtos
Às vezes, menos é mais. Se está a começar a definir a sua rotina, comece pelo básico: protetor solar, hidratante e gel de limpeza. Quando dominar a aplicação destes três, pode incluir produtos com funções mais específicas como, a título de exemplo, vitamina C ou retinol.
Vale lembrar que qualquer produto que cause uma sensação de desconforto deve ser retirado imediatamente com água já que pode estar a causar uma reação alérgica.
Não prevenir
Note-se que a zona do contorno dos olhos e dos lábios são as zonas que envelhecem mais rapidamente e, por isso, é importante prevenir antes de ter que remediar. Estas são zonas que deve manter (sempre) hidratadas e reservar uma especial atenção a partir dos 30 anos.
Texto: Redação VIP; Foto: Freepik.
Siga a Impala no Instagram