Saiba como acabar de vez com as pontas do cabelo espigadas
Sofre com as pontas espigadas? Acabe de vez com esse pesadelo com estes passos simples e eficazes!
Todas as mulheres tentam ao máximo combater as indesejadas pontas espigadas, que dão ao cabelo um ar crespo, pouco saudável e que atrasam o crescimento do mesmo. Aquela sensação de escovar o cabelo e e a escova não passar facilmente nas pontas é um dos sinais de que precisa de tratar das pontas.
Para conseguir evitar as pontas espigadas, só tem de segui alguns passos, muito simples, que vão contribuir para ter um cabelo mais saudável.
Hidratação
O primeiro passo é hidratar o cabelo corretamente. Nesta altura de confinamento social, há algumas máscaras caseiras que podem contribuir e muito para esta hidratação [veja aqui as receitas das mesmas], mas também pode optar por uma máscara hidratante, adequada para o seu tipo de cabelo [liso, encaracolado, seco, oleoso]. O ideal é recorrer a esta hidratação uma vez por semana. Quando o seu cabelo começar a mostrar sinais de que está mais saudável, pode fazer o tratamento de duas em duas semanas ou uma vez por mês.
Escova
Tenha muito cuidado com a escova que usa e tente adequá-la ao seu tipo de cabelo [veja aqui quais as escovas indicadas para cada tipo de cabelo]. Se tiver o cabelo sensível, opte por escovas mais suaves. Não escove o cabelo demasiadas vezes. Duas vezes por dia – ao acordar e antes de deitar – são suficientes. Outra coisa que não deve fazer é escovar o cabelo no banho. Os fios ficam mais frágeis quando estão molhados e podem quebrar.
Champô e condicionador
Não há problema em ir trocando de champô e condicionador, mas procure escolher sempre aqueles que são adequados para o seu tipo de cabelo [liso, encaracolado, seco, oleoso].
Alisadores, secadores e onduladores
Sempre que recorrer a alisadores, onduladores ou secadores, use um protetor térmico para evitar que o cabelo fique danificado e parta com facilidade. Veja aqui alguns métodos para ondular o cabelo sem químicos nem modeladores térmicos.
Os químicos
Pintar e descolorar o cabelo são processos muito agressivos para o cabelo. Evite estes métodos ao máximo e aprenda a gostar da sua cor natural. Se recorrer aos mesmos, hidrate o cabelo com mais frequência e use champô e condicionador próprio para cabelo pintado. Veja aqui os truques para fazer com que a tinta do cabelo dure mais tempo, para não ter de o pintar tão frequentemente.
Cortar
Para evitar pontas espigadas, é importante cortá-las com frequência. Uma vez por mês é o suficiente e se o cabelo estiver devidamente hidratado, pode cortar as pontas de três em três meses.
Texto: Mafalda Mourão
Siga a Impala no Instagram