Os sinais de alerta que podem ajudar a reconhecer o cancro de pele
O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. Conheça os sintomas e sinais de alerta do cancro da pele
O Verão chegou e com ele vêm as idas à praia, passeios ao ar livre, estar em esplanadas. Ou seja, a pele está exposta ao sol, também devido às roupas leves típicas desta estação do ano. Para isso, há cuidados a ter, para que estes momentos não tragam problemas para o futuro. Segundo a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, as estimativas indicam que, por ano, surgem 12 mil novos casos de cancro da pele em Portugal, mil dos quais, melanomas que provocam cerca de 250 mortos anualmente.
Para ler depois
Descoberta causa que provoca os engarrafamentos quando não há acidentes
Quem anda na estrada sabe as infinitas horas que pode passar no trânsito. Já reparou que por vezes não há acidentes e mesmo assim há engarrafamentos? (… continue a ler aqui)
Cancro de pele melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo
O melanoma é uma forma de cancro da pele que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Muitas vezes, desenvolve-se a partir de um sinal de nascença, pelo que é importante estar atento a estas marcas. A Fundação Melanoma da Holanda criou o método ABCDE (em inglês) para reconhecer os sinais de alerta de que pode estar na presença de um cancro da pele:
Assimetria: a marca de nascença não é simétrica em forma ou cor
Fronteira: a marca de nascença tem uma borda irregular em torno dela
Cor: a marca de nascença muda de cor ou tem várias cores diferentes
Diâmetro: a marca de nascença tem um diâmetro de mais de 6 milímetros
Evolução: a marca de nascença sangra ou muda
A Fundação disponibilizou também uma imagem para comparar as diferenças entre sinais saudáveis e sinais perigosos. Caso encontre alguma marca atípica, consulte o seu médico.
Siga a Impala no Instagram