Afinal, conduzir de chinelos dá multa ou não? E fumar?
Tire todas as suas dúvidas, antes de se fazer à estrada estas férias
Ter o cinto de segurança colocado e não falar ao telemóvel a conduzir são algumas das ações que já interiorizámos para termos uma condução segura e sem multas. E conduzir com chinelos ou fumar ao volante é proibido? De acordo com o Código da Estrada, não são previstas coimas para condutores segundo a roupa ou o calçado que estejam a usar. Contudo, segundo o Artigo 11, os condutores devem «abster-se da prática de atos suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança».
LEIA DEPOIS
Bebé de 10 meses morre engasgado com uma maçã
Se a Polícia entender que conduzir de chinelos representa perigo pode multar
Essa prescrição apela ao bom senso. Ou seja, deve evitar situações que coloquem em causa a capacidade de conduzir sem representar perigo para si e para os outros. Se a Polícia entender que um comportamento implica riscos durante a condução, pode multar o condutor. A mesma regra aplica-se a fumar, comer, beber ou desempenhar outras ações semelhantes, enquanto se conduz.
Se a Polícia pode multar, qual é o valor da multa?
Resumindo, a multa tanto sobre o uso de chinelos como fumar ao volante vai dos 60 aos 300 euros. No caso dos fumadores, ainda existe outro factor: é atirar cigarros pela janela do veículo. Esta ação é mais uma multa, que vai igualmente dos 60 aos 300 euros, de acordo com o Artigo 79 do Código de Estrada. Para além desta coima, se atirar a beata e esta, por sua vez, incendiar arrisca-se a apanhar cinco anos de prisão por negligência grosseira, prevista no Artigo 274 do Código Penal.
LEIA MAIS
Previsão do tempo para este domingo, 8 de setembro
Tinder e ondas de calor estão a aumentar doenças sexualmente transmissíveis
Siga a Impala no Instagram