Conheça as doenças que podem ser transmitidas através do beijo
Um gesto tão simples como um beijo pode ser o responsável pela transmissão de várias doenças. Saiba quais são e como evitá-las.
Existirá gesto de maior carinho e amor que um beijo? Um simples tocar de lábios tem uma carga simbólica tremenda e é quase o culminar de todo um amor que une duas pessoas num só toque. Apesar disso, um gesto tão inocente quanto este pode trazer verdadeiras dores de cabeça.
LEIA DEPOIS
Além de sentimento, um beijo perfeito implica, naturalmente, um sorriso cuidado e um hálito fresco. Ainda que fundamentais, estes cuidados não o deixam completamente a salvo de todas as doenças que podem ser transmitidas através do beijo. Sabe quais são? A revista científica Medical Daily fez um levantamento das doenças que podem ser transmitidas através do contato com a saliva.
Doenças transmissíveis através do beijo:
Mononucleose. É causada pelo famosa doença do beijo, ou vírus Epstein-Barr. É uma infeção assintomática. Isto é, não mostra sinais claros.
Papeira. Causa inchaço na zona do pescoço e das orelhas. Provoca ainda dores de cabeça, febre e dor ao mastigar e engolir.
Candidíase. Doença provocada por um fungo que provoca pequenas borbulhas esbranquiçadas na boca.
Herpes simples. Manifesta-se com pequenas lesões no canto da boca. É uma doença de difícil combate e que, uma vez contraída, pode sempre regressar.
Varicela. A varicela também pode ser transmitida através do beijo. As centenas de bolinhas vermelhas espalhadas pelo corpo surgem após 10 dias de hibernação do vírus no organismo, causando febre e mal-estar.
Gripe. Manifesta principalmente por febre, cefaleias e fraqueza. É altamente contagiosa.
Cáries. As bactérias causadoras são também contagiosas.
Saiba como evitar o contágio no nosso site ParaEles. Clique aqui.
LEIA MAIS
Ex-segurança de famosos conta como falsificou documentos e enganou a polícia [vídeo]
Siga a Impala no Instagram