Descubra o perigo dos produtos de branqueamento dentário
Estudo conclui que o peróxido de hidrogénio encontrado nos produtos de branqueamento dentário danifica a dentina, a camada localizada abaixo do esmalte.
Nos dias de hoje é fácil ter um sorriso brilhante. São inúmeros os produtos à venda, quer em farmácia, quer em lojas online, que nos prometem dentes mais brancos. Vemos inclusive várias personalidades famosas a fazer anúncios nas redes sociais promovendo este tipo de produtos. Mas será que esses são seguros para a nossa saúde oral? Foi essa pergunta que um grupo de especialistas quis ver respondida. Branqueamento dentário: estudo alerta para o perigo dos produtos, feito pela Universidade de Stockton, em Nova Jersey, nos EUA. Concluiu que o peróxido de hidrogénio encontrado nestes produtos danifica a dentina, a camada localizada abaixo do esmalte.
É provável que não resista a este snack que provoca queda de cabelo
Jantar em casa de amigos. O que é que há sempre em cima da mesa, mesmo antes da refeição principal chegar à mesa? Vamos arriscar? Provavelmente, um snack irresistível que provoca queda de cabelo (… continue a ler aqui)
Em comunicado, explicam que o resultado deste novo estudo é diferente de outros anteriores, que não se concentraram nos efeitos negativos produzidos pelo peróxido de hidrogénio nos nossos dentes. Concluíram que esta substância, em concentrações semelhantes às encontradas nos produtos de branqueamento dos dentes, danificam as proteínas de colágeno na dentina.
Branqueamento dentário: estudo alerta para o perigo dos produtos
Citado pelo site da Men’s Health, John Grbic, professor de Medicina Dentária e diretor da Divisão de Ciências Fundamentais da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Columbia, explica que os especialistas já conheciam estes efeitos do peróxido de hidrogénio e que este novo estudo não traz informações clinicamente relevantes a ponto de afetar a vida de quem consome este tipo de produtos. Grbic diz que é seguro branquear os dentes com produtos sem receita, desde que sejam seguidas as instruções.
“Um dos problemas com produtos de branqueamento é que as pessoas têm expectativas irreais”, explica. “Muitas vezes as pessoas esperam ter dentes tão brancos quanto os de Hugh Jackman. E quando isso não acontece, os consumidores compram outro kit e tentam novamente”, afirma. Para o especialista, a maioria dos dentistas prefere que os pacientes optem por tratamentos no consultório, mas os kits caseiros são seguros, desde que todas as instruções sejam seguidas e se use um creme dental com flúor, que fortalece os dentes.
Siga a Impala no Instagram