Eis 7 boas dicas para perder a fome incontrolável e acabar com a vontade de comer
Dicas para perder fome incontrolável? Este é um vício difícil de perder mas que pode ser evitado com práticas simples aplicadas no dia-a-dia.
Conheça estas dicas para controlar o passar de horas com fome incontrolável, sem parar, mesmo que desconheça de onde vem este desejo. O abre e fecha do frigorífico acaba traduzindo-se em peso. É possível acabar com este hábito desenvolvendo uma rotina equilibrada.
Para ler depois
Estrela de reality show perde 100 kg e está irreconhecível
Sofre de obesidade mórbida e chegou a pesar 325 quilos. (… continue a ler aqui)
Todos já passámos por fases de fome incontrolável apesar da situação emocional
Independentemente de estamos mais felizes ou tristes, de férias ou a trabalho, todos já passámos por fases de fome incontrolável apesar da situação em que nos entrávamos. Explicações não temos mas o impulso estava lá. É altura de aplicar estas dicas. Quer pelo aumento de peso ou aumento do risco de doenças cardiovasculares ou diabetes.
1. Encontre meios para lidar com as emoções
Sofrer de frustrações, ansiedade ou stress, tem como primeira atitude descontar na comida. Importante ficar atento a situações como estas e pensar antes de comer. A refeição é por necessidade ou por consolo? Anote o que come e relacione horários a sensações momentâneas.
2. Procure novas formas de distração
Há maneiras de prazer que não estão relacionadas com a comida. Ver filmes, ler livros, passear em contato com a natureza. Conversas com amigos, meditar, observar o que está à nossa volta, são formas de conquistarmos alimento sem calorias,
3. Diga não a dietas restritivas
Especialistas dizem que regimes restritivos podem gerar efeitos contrários ao esperado e aumentam a vontade pelos alimentos proibidos. A hipótese de cair na tentação é de 100%. Recomendável dieta equilibrada, varie nos ingredientes em porções reduzidas. Corte é a ingestão de calorias em excesso.
4. Faça exercício físico
Adicionar atividades físicas à rotina ajuda a impedir a alimentação por impulso. Estudos indicam que praticar exercícios pode diminuir os níveis de stress e melhorar o humor. Sugestões como correr, caminhar, nadar e andar de bicicleta são hipóteses a considerar.
5. Dividir refeições ao longo do dia pode ser a melhor das dicas
Estabeleça horários para que coma entre cinco, seis vezes durante o dia. Este gesto simples pode impedir picos de fome e ataques ao frigórico com demasiada frequência. Sobretudo, ir diretamente às prateleiras que sabe serem as menos adequadas para o peso e saúde.
6. Aprecie qualidade e não quantidade
Mastigar sem rapidez, sentindo o sabor real do alimento, é um truque antigo. O cérebro precisa assimilar a mensagem da saciedade, contribuindo para que o organismo fique farto por mais tempo. Se há estratégia que funciona bem é colocar no prato a comida de forma atrativa. Aposte em alimentos coloridos que incentivam a vontade de saborear tranquilamente.
7. Procure apoio de profissionais
Se já tentou todos os recursos citados acima e não funcionou, importa procurar auxílio de especialistas. Psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, podem ajudar a perceber comportamentos que originam compulsões ou identificar algum transtorno alimentar.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram