11 dicas para não sofrer com as alergias na primavera

Com a chegada da primavera vêm também as alergias. Espirros, tosse, comichão e olhos vermelhos. Se é este o cenário que quer evitar, saiba que há estratégias para o evitar.

11 dicas para não sofrer com as alergias na primavera

A primavera não traz só os dias maiores e amenos. Com a chegada da estação, vêm também as alergias, causadas pelos pólenes de flores e árvores. Espirros, tosse, comichão, olhos vermelhos e nariz a pingar são os sintomas mais comuns, e bastante incomodativos. Mas há estratégias que pode adotar para minimizar esse desconforto e as crises alérgicas.

Para ler depois
Há 3 partes do corpo que tem mesmo de lavar todos os dias
Pode não ser necessário tomar banho diariamente, como apontam alguns estudos. Mas existem 3 partes do corpo que tem mesmo de lavar todos os dias. Mesmo (… continue a ler aqui)

Uma em cada quatro pessoas sofre de alergias durante a primavera, diz o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Uma alergia é uma resposta imunológica do corpo humano. Trocado por miúdos, trata-se de uma reação específica do sistema de defesa do organismo às substâncias que, normalmente e para a maioria dos indivíduos, são inofensivas. O termo “alergia” vem do grego “allos”, que significa alterações de um estado original.  Por isso, quem sofre deste mal é frequentemente mais sensível a determinada substância. Os tipos de alérgenos que causam reações são: os pólenes, as partículas de pó e os esporos de fungos. Se é uma destas infelizes contempladas, tenha especial atenção a estes truques para sobreviver à primavera.

Dicas para combater as alergias de primavera

Janelas fechadas: Seja em casa ou quando anda de carro, as janelas devem estar sempre fechadas para evitar que os malvados pólenes cheguem até si.

Óculos escuros: Serão os seus melhores amigos nas próximas semanas. Evitam que os olhos fiquem lacrimejantes e irritados.

Casa limpa: Por estes dias a sua casa tem de estar, ainda, mais limpa do que o habitual, de forma a evitar a acumulação de pó. Se vive em zonas com vegetação em redor, deve ter especial atenção ao “pó dos pinheiros” (se observar reparará que é aquele pó amarelo/esverdeado que se acumula nos vidros das janelas.

Cuidar da roupa: O que veste deve ser lavado com mais frequência e quando chega a casa deve tirar a roupa de imediato. Pode parecer-lhe estranho mas estenda a roupa durante a noite, altura em que há menos pólen no ar.

Higiene diária: Procure produtos neutros, suaves e sem fragrâncias intensas. Durante as crises mais agudas, evite colocar perfume e os ambientadores em casa também não são boa ideia pois agudizam as crises.

Evite o fumo do cigarro: Seja ou não fumadora, o melhor que tem a fazer é evitar os locais onde é permitido fumar.

Na rua: Não permaneça durante muito tempo ao ar livre nos dias de sol e vento, pois são a pior combinação possível para os alérgicos.

Para dormir melhor: Coloque uma bacia com água perto da cama. A água ajuda a aumentar a humidade do ar e isso contribui para que as mucosas respiratórias não sequem.

Alimente-se bem: Incorpore na dieta alimentos que contenham vitaminas e minerais.

Hidrate-se: Beba mais do que os habituais oito copos de água.

Recorra às vacinas: Muitas pessoas que sofrem de alergias iniciam, pouco antes da chegada da primavera, uma série de vacinas recomendadas pelos seus alergologistas.

Importante: Consulte diariamente o site www.spaic.pt para saber como estão os níveis de pólen na atmosfera.

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Diana Polekhina na Unsplash

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS