Dormir de mais ou de menos pode indicar transtorno do sono

Todos os detalhes que levem a um distúrbio do sono de maneira séria devem ser um alerta. Afinal, dormir é fundamental para manutenção da qualidade de vida.

Dormir de mais ou de menos pode indicar transtorno do sono

Dormir é das atividades mais importantes da rotina do ser vivo. É durante o sono que o corpo se regenera e mantém algumas funções vitais em funcionamento. Porém, por diversos fatores – externos e internos –, o ciclo do sono pode ser alterado. Por isso, ao avaliar a presença ou não de um distúrbio do sono, é necessário considerar todos os sintomas descritos. O paciente reclama de dificuldade para adormecer ou de não conseguir manter-se a dormir? Como o paciente se sente de manhã? Como é o dia do paciente?

LEIA TAMBÉM
É por isto que perde mais de 500 horas de sono por ano

Dormir é fundamental para manutenção da qualidade de vida

Existe quem se sinta totalmente revigorado após um curto período de sono. Nesse contexto, é mais importante considerar as sensações e possíveis problemas que incomodam o paciente do que tentar encaixar toda a gente num mesmo padrão de sono. Da mesma forma, existe quem adormece rapidamente, dorme o tempo adequado e, mesmo assim, sofrem de baixa qualidade de sono. Na verdade, a combinação destas pessoas que dormem pouco tempo com as outras que têm ‘pseudoinsónias’ constituem 30% das queixas de insónia. [… continue a ler aqui]

Impala Instagram


RELACIONADOS