É este o número de ovos que pode comer por dia

É de conhecimento universal que não devemos exagerar na quantidade de ovos que comemos por dia. Mas será que sabe o número exato que pode de facto comer?

É este o número de ovos que pode comer por dia

Muito se fala sobre o número de ovos que devemos comer por dia. Quase que a olho, cada um dispara uma quantidade máxima que devemos comer por dia, e isto sem qualquer tipo de justificação. A verdade é que sim, devemos ter em atenção a quantidade de ovos que consumimos por dia que não deve ultrapassar determinado limite.

Ovos são uma importante fonte de nutrientes

É claro – e até já falamos por aqui – que comer ter ovos na nossa dieta pode trazer vários benefícios para o nosso organismo.  A gema, por exemplo, é rica em gorduras saudáveis e micronutrientes, como vitaminas B e selénio, que melhoram o nosso sistema imunitário. Já as claras, são uma importante fonte de proteína. Apesar destes benefícios, isso não significa que devemos comer ovos em excesso. Aliás, qualquer tipo de dieta equilibrada não tem a predominância em excesso de um alimento. A regra é: em excesso tudo faz mal. Mas afinal, quantos podemos comer por dia? Poucos.

A American Heart Association aconselha a que não se ultrapasse o consumo de mais de 300 miligramas de colesterol por dia. Ora, como os ovos têm aproximadamente 185 miligramas cada, o nutricionista Jim White recomenda limitar a ingestão diária em 1,5 ovo por dia. E isto desde que tenha uma dieta equilibrada, com alimentos com baixo teor de colesterol. E não, separar a gema não é a solução já que corre o risco de consumir proteína em excesso.

Impala Instagram


RELACIONADOS