Este Natal seja uma anfitriã de sucesso | Da mesa à decoração, sem esquecer a culinária
Em contagem decrescente para a comemoração do Natal, é importante que comece a pensar nos preparativos para evitar contratempos de última hora. Acredite que, desta forma, vai ganhar em tempo e dinheiro.
Em contagem decrescente para a comemoração do Natal, é importante que comece a pensar nos preparativos para evitar contratempos de última hora. Acredite que, desta forma, vai ganhar em tempo e dinheiro. A ceia é um dos momentos especiais da quadra. Mas a partilha e a comunhão em família exigem requinte e preparação. Verifique se o lugar destinado a cada convidado é adequado, espaçoso e confortável. Não descure os pormenores e planifique cada detalhe.
LEIA DEPOIS
Prestigiada academia de ballet da Áustria encoraja alunos a fumar
Lugares sentados
O local onde as pessoas vão sentar-se deve ser confortável. Para tornar o cenário mais bonito, forre as cadeiras e os bancos, aplicando-lhes pormenores do mesmo tecido – ou de um coordenado – da toalha que vai pôr na mesa, para criar uma harmonia decorativa. Tenha atenção ao número de pessoas presentes e certifique-se de que há lugar para todos. Certifique-se, ainda, se, após o jantar, existem lugares para todos os convidados estarem confortavelmente sentados, enquanto conversam e abrem os presentes.
Iluminação
A iluminação assume um enorme protagonismo nesta noite. Para criar ambientes acolhedores, opte por uma luminosidade leve. Experimente combinar os focos gerais com pequenos candeeiros pontuais, suavizando o espaço. Acenda, ainda, velas e distribua-as pelos diversos ambientes, permitindo uma atmosfera intimista, propicia a longas e agradáveis conversas.
Casa perfumada
O ar perfumado é um excelente anfitrião, suscitando aos convidados a vontade de regressar. O mercado disponibiliza uma série de ambientadores, incensos ou pot-pourri bastante eficazes, que difundem as fragrâncias por toda a casa. As velas aromáticas são boas soluções, criando ambientes agradáveis, frescos e cheirosos.
De anfitriã a convidada
Quem recebe familiares e amigos durante as comemorações de fim de ano deve aproveitar a festa como se fosse também um convidado. Coloque de lado a ansiedade e concentre-se em ter tudo pronto atempadamente, pois assim terá mais disponibilidade para dar atenção a todos. Este é o melhor presente que poderá oferecer a si mesmo. Basta planear e organizar as coisas com antecedência, deixando o toque final para o dia.
Culinária
Na ceia de Natal não existem segredos para o menu. Para surpreender os seus convidados, deverá apresentar os pratos de uma forma diferente, original e requintada. Hoje em dia, são bastantes as famílias que optam por contratar serviços de catering especializados. Porém, se optar por confecionar as iguarias, reserve algum tempo para, no final, decorar as travessas a preceito.
Refeições: É aqui que se iniciam todas as conversas e onde a boa disposição toma lugar. Um jantar volante seria uma boa solução. No entanto, a tradição diz que é à volta da mesa que se celebra o Natal, já que propicia uma atmosfera mais intimista entre as pessoas.
Serviços: Lembra-se daquele serviço de pratos, talheres e copos que herdou da sua avó e que usa em ocasiões especiais? Pois, a consoada é o momento ideal para os usar. Mas sem exageros… Não complique e use apenas os artigos necessários. Depois, seja criativo e disponha as pessoas de forma original à volta da mesa.
Toalha e guardanapos: É a toalha que veste a mesa da ceia e é um dos elementos decorativos fundamentais da noite. 0 mercado disponibiliza-lhe tudo a que o seu Natal tem direito sem custos exagerados. Use e abuse. Se preferir a originalidade a baixo custo, opte por colocar um tecido colorido, brilhante e transparente sobre uma toalha branca. Quanto aos guardanapos, aproveite para personalizar os lugares, colocando o nome da pessoa na argola. Deste modo, poupa tempo na distribuição das pessoas pela mesa.
Contagem decrescente
7 dias antes
Depois de confirmar o número de convidados e de ter elaborado a lista de compras, deve verificar o stock de bebidas: vinho, cerveja, champanhe, refrigerantes e águas. Calcule a quantidade segundo o número e os hábitos dos convidados, contando sempre com garrafas a mais. Verifique a ementa e elabore as receitas que possam ser congeladas. Tenha bastante cuidado com as técnicas de congelamento, para não ter surpresas desagradáveis na véspera de Natal.
5 dias antes
Escolha as toalhas e verifique se estão limpas e passadas a ferro. Deixe-as separadas.
3 dias antes
Prepare as musses e gelatinas e guarde-as no frigorífico.
2 dias antes
É altura de cuidar de si: unhas, cabelos e uma massagem de relaxamento.
1 dia antes
– Reserve a manhã para comprar gelo, verduras, fruta e flores;
– Coloque as toalhas na mesa:
– Disponha pratos, copos e talheres no aparador da sala de jantar. Tenha à mão, em cima da mesa, as travessas e outra loiça de apoio;
– Organize as bandejas de café;
– Deixe a fruta e as verduras lavadas e acondicionadas dentro do frigorífico;
– Prepare um local para os licores, que serão servidos após o café;
– Não se esqueça de reservar um espaço para os copos, permitindo que cada convidado se sirva quando desejar;
– Separe baldes de gelo para as bebidas alcoólicas;
– Distribua os recipientes com os aperitivos por toda a sala;
– Inspecione a casa de banho social e Iembre-se de deixar papel higiénico extra à vista, bem como toalha de mãos e sabonete;
– Espalhe flores, velas e aromas pela casa;
– Por fim, coloque as bebidas.
2 horas antes da ceia
Passe pela cozinha e verifique se está tudo controlado. Coloque as bebidas nos baldes de gelo e os aperitivos nas mesas de apoio da sala. Se houver fumadores entre os convidados, verifique se há cinzeiros. De seguida, retire as películas que cobrem as saladas e os molhos e finalize-os, caso necessário. Por fim, coloque o seu melhor sorriso e delicie-se com uma taça de vinho ou de champanhe, enquanto aguarda a chegada dos seus convidados.
Texto: Lídia Belourico | Impala; Fotos: pixabay
LEIA MAIS
Metro de Lisboa fecha três horas mais cedo na véspera de Natal
Ganha a lotaria, volta ao trabalho e não cobra nada aos clientes
Siga a Impala no Instagram