São estes os principais problemas relacionados com o sono

Dificuldades para adormecer? Provavelmente sofre de uma doença relacionada com o sono. Saiba como identificá-las e curá-las.

São estes os principais problemas relacionados com o sono

Lembra-se da última vez que teve uma noite de sono profundo? Em que dormiu as horas necessárias para que o seu corpo tenha a energia necessária para enfrentar o resto do dia? Se não, deve ficar preocupado. Contudo, se servir de consolo, saiba que esse é um problema que afeta muitas pessoas. E não falamos apenas de insónias.

LEIA DEPOIS

Previsão do tempo para segunda-feira, 18 de novembro

Um estudo promovido pelo Sistema de Saúde Pública Britânico apurou que cerca de 72% da população britânica sofre de alguma doença relacionada ao sono. O mesmo documento aponta que cerca de metade da população sofre de insónias. Mais preocupante ainda são os 69% que sofrem de apneia do sono, uma condição que provoca paragens na respiração por cerca de 20 segundos.

Esta investigação do Sistema de Saúde Pública Britânico apurou quais os quatro principais problemas relacionados com o sono. Além disso, demonstrou como identificar da melhor maneira estas mesmas condições e, mais importante ainda, como devem ser tratadas.

Os quatro principais problemas relacionados com o sono:

Insónia. É o distúrbio do sono mais comum. A pessoa com esta condição tem dificuldades em adormecer e a manter o sono durante toda a noite. É um problema que pode ser ocasional e que varia de pessoa para pessoa. Pode ter uma circunstância, como um  período de ansiedade antes de um compromisso importante, problemas clínicos (como febre ou gripe) e problemas emocionais passageiros.

Pode também ser um problema crónico. Os sintomas são cansaço extremo, falta de concentração, irritabilidade e dor de cabeça e no corpo. O tratamento envolve principalmente terapias como técnicas de relaxamento e higiene do sono. Em situações mais extremas, podem ser prescritos antidepressivos.

Apneia Obstrutiva do Sono. É um distúrbio causado por uma obstrução do fluxo de ar na garganta, provocando paragens respiratórias durante o sono. Em geral, quem tem o problema não sabe que sofre essa condição, pois as paragens nem sempre são suficientes para fazer a pessoa acordar. Os sintomas são ronco, cansaço e sonolência durante o dia. O tratamento é feito com um aparelho chamado CPAP, que envia um fluxo de ar para as vias respiratórias. Em determinados casos, a cirurgia é aconselhável. Confira aqui no nosso site ParaEles os restantes problemas.

LEIA MAIS

Sexo uma vez por semana: é pouco, razoável ou muito?

Dia do Não Fumador | «O tabagismo continua a ser a principal causa de morte evitável em Portugal»

 

Impala Instagram


RELACIONADOS