É provável que ande a estragar comida pela forma como a guarda no frigorífico

Guarda o leite na porta do frigorífico? Este é um dos principais erros, mas não é o único. Fique com várias dicas de uma especialista em desperdício alimentar.

É provável que ande a estragar comida pela forma como a guarda no frigorífico

Desperdiçar o mínimo de comida é especialmente importante numa altura em que a inflação, apesar de abrandado, continua em patamares elevados. Porém, é comum deitar comida fora que se estragou mesmo estando no frigorífico. A especialista em desperdício alimentar Kate Hall explica como reduzir este problema. A especialista, fundadora do site The Full Freezer, partilhou dicas de como manter um frigorífico saudável. Em primeiro lugar, a temperatura: entre 1 e 6 graus. Desta forma, a comida não vai congelar nem estragar-se demasiado rápido.

Para ler depois
Dietas milagrosas: saiba quantos quilos consegue realmente perder num mês
Na hora de perder peso, muitos são aqueles que se deixam levar pelas dietas milagrosas e intensivas que prometem perder muitos quilos num curto espaço de tempo. Mas será mesmo assim? (… continue a ler aqui)

Limpeza é fundamental

De acordo com a especialista, alguns dos frigoríficos estão demasiado frios. “Não confie no sensor. Este apenas informa sobre uma zona do frigorífico. Em vez disso, use um termómetro externo com sensores sem fio para uma leitura precisa”, recomendou em declarações à Fabulous. Uma limpeza a fundo – se bem feita – pode tornar este eletrodoméstico 25% mais eficiente. Para além de aspirar os filtros, não se esqueça de limpar diariamente puxadores, portas e juntas. Para remover manchas difíceis, deve usar “água quente e detergente líquido” juntamente com escova de dentes.

Leite no frigorífico? Não!

Para organizar adequadamente o frigorífico, certifique-se de colocar cada item no devido lugar. E tal significa não colocar o leite na porta. “Carnes pré-cozinhadas, itens de delicatessen e sobras ficam na prateleira mais quente, a de cima”, sugere Kate. No meio devem estar os laticínios, principalmente o leite. Mas o queijo amanteigado pode ficar na porta. “Guarde geleias, queijos e sumos na porta e coloque frutas e legumes nas gavetas de baixo para proteger dos odores”.

Validade

Embora todos nós adorássemos ter um frigorífico repleto, não é a melhor forma de evitar desperdiçar alimentos. De acordo com a especialista, o frigorífico não deve estar mais de 75% cheio. E porquê? Para o “ar frio” poder circular. Recomenda também evitar empilhar produtos uns sobre os outros. Em vez disso, utilize tupperwares de vidro.

É um encontro

Pode ser difícil lembrar-se de quando abriu um pacote ou um frasco pela primeira. Um bom lembrete de que já foi há mais do que o recomendável é o cheiro que paira no interior do eletrodoméstico. Nestes casos, Kate recomenda usar um marcador de confiança. Pegue numa etiqueta e aponte o dia em que o/a abriu. “Conforme a data de validade se aproxima, pode dividir e congelar sem desperdiçar”, acrescentou.

“Come-me primeiro”

Se precisar de outro lembrete, além dos rótulos, a especialista sugere criar uma prateleira “come-me primeiro”. Dessa forma, saberá quais os alimentos que estão a poucos dias de se estragarem. “Faça o que fizer, não coloque carne crua na mesma prateleira que outros grupos de alimentos como a manteiga. O risco de contaminação cruzada é muito alto.”

Sacos de congelação são seus aliados

Encher a gaveta dos vegetais também não é o ideal. Se estiverem demasiado perto, podem passar mofo devido à humidade. “Verduras e ervas precisam de mais humidade para ficarem frescas e crocantes, enquanto maçãs e abacates precisam de baixa humidade para durarem mais tempo”, explicou. “Alguns emitem mais gás etileno do que outros à medida que amadurecem e fazem com que outros itens se estraguem mais rapidamente. “Use sacos de congelação de alimentos para separar os alimentos para que durem mais.”

Bicarbonato de sódio é o seu melhor amigo

Se gosta de alimentos com cheiro mais intenso, como o peixe e a cebola, Kate sugere usar recipientes de vidro para diminuir o cheiro. E o bicarbonato de sódio é o seu melhor amigo. “Mantenha uma caixa aberta de bicarbonato de sódio na prateleira de baixo. Vai absorver os odores e manter o frigorífico com um cheiro fresco.”

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS