Fazer exercício enquanto está constipado ajuda a recuperar?
Fazer exercício regularmente é bom para o seu sistema imunitário e algumas pesquisas sugerem que pode até diminuir o risco de contrair infecções respiratórias superiores, tais como a comum constipação.
Fazer exercício regularmente é bom para o seu sistema imunitário e algumas pesquisas sugerem que pode até diminuir o risco de contrair infecções respiratórias superiores, tais como a comum constipação. Apenas 30 minutos de exercício moderado cinco vezes por semana é suficiente para trazer benefícios. Como o exercício é bom para o nosso sistema imunitário, algumas pessoas pensam que fazer exercício enquanto se está doente pode ajudá-lo a “suar”, mas infelizmente, quando se trata do resfriado comum, não há evidências de que se exercitar enquanto estiver doente possa encurtar a doença ou torná-la menos grave.
Burnout. Saiba o que é e como pode preveni-lo
A síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional é caracterizada pelo excesso crónico de stress ocupacional que leva ao cansaço emocional e físico, influenciando na redução da capacidade do indivíduo (…continue a ler aqui)
Segundo um estudo realizado por John Hough, professor sénior de Fisiologia do Exercício na Universiadde de Nottingham Trent, existem algumas razões pelas quais a prática é benéfica para o nosso sistema imunológico. A primeira pode ser parcialmente explicada pelas hormonas que são libertadas quando nos exercitamos. Estas são chamadas de catecolaminas – vulgarmente conhecidas como adrenalina e noradrenalina. Estas hormonas desempenham um papel importante no funcionamento do nosso sistema, provocando a libertação rápida de importantes células que ajudam a detectar a presença de vírus ou outros patogéneos no corpo. Elas também aumentam a quantidade de movimento de nossas células imunológicas entre o sangue e os tecidos – o que é importante para ajudar as células imunológicas a detectar e prevenir doenças.
Estudos mostram que o exercício é uma maneira de aumentar os níveis dessas hormonas importantes no nosso corpo.
Quando praticamos desporto, o fluxo sanguíneo também aumenta para ajudar nosso corpo a acompanhar o aumento do ritmo proveniente do exercício. Esse fluxo sanguíneo elevado coloca maior stress nos nossos vasos sanguíneos, o que liberta células imunes específicas chamadas células natural killer e células T que podem ser encontradas adormecidas nas paredes dos vasos sanguíneos. As células natural killer e as células T desempenham um papel importante na morte de células infectadas com um vírus.
O desporto também pode beneficiar a luta contra a infecção de outras maneiras. Por exemplo, adultos mais velhos que se exercitam regularmente durante um período de um mês demonstraram ter uma cicatrização mais rápida de feridas na pele comparativamente a um grupo sem exercício. Este processo de cicatrização mais rápido reduz o risco de entrada de vírus e bactérias no corpo através de feridas na pele.
Todos esses mecanismos juntos podem melhorar nosso sistema imunitário e, por sua vez, diminuir o risco de adoecer por infecções virais. Três pesquisas mostram que, quando as pessoas que não se exercitavam começaram a caminhar regularmente por 40 a 45 minutos, cinco dias por semana, tiveram 40 a 50% menos dias de sintomas de infecção respiratória quando comparados a um grupo que não se exercita,
Apesar dos benefícios, é difícil saber se o exercício enquanto está constipado pode ajudar a superar a doença mais rapidamente do que se não se exercitar. Atualmente, não há estudos sobre isso.
Então, como o exercício físico é bom para o sistema imunitário, por que o exercício enquanto doente não melhora a resposta à infecção?
É importante lembrar que o exercício pode stressar o corpo. Esse mesmo stress pode, por sua vez, tornar as células imunes menos capazes de responder a doenças. Isso pode ser em parte devido ao fato de o corpo precisar de mais oxigénio e energia armazenada (na forma de glicose) quando nos exercitamos e que nossas células imunológicas também precisam para ajudar a combater um vírus. Se o corpo está a lutar contra uma infecção existente e, em seguida, é exposto ao stress do exercício, isso pode não ajudar na resposta imune.
No entanto, mesmo não havendo evidências de que fazer exercício enquanto está constipado pode ajudar a recuperar, não significa que não possa praticar desporto. Se os sintomas estiverem principalmente acima do pescoço (como nariz a pingar ou congestão), comece por se exercitar numa intensidade mais baixa do que normalmente faz. Caso se sinta bem, pode ir aumentando a intensidade de forma gradual. Caso contrário, pare o exercício e descanse. Não é recomendado fazer exercício caso tenha febre, vómitos ou dores musculares.
Não deve sentir-se pressionado a fazer exercício caso se sinta doente. Às vezes, o melhor remédio é mesmo descansar, manter-se hidratado e tomar medicamentos para aliviar a dor, se for necessário.
O exercício regular é uma ótima maneira de ajudar a preparar o sistema imunitário para combater muitos tipos de infecções, desde a simples constipação até à covid-19.
Siga a Impala no Instagram