EcoSport 1.5TDCi de 100cv Titanium | Um Ford económico, confortável e divertido
O SUV compacto EcoSport da Ford proporciona mais versatilidade e capacidades, num estilo mais refinado e com tecnologias sofisticadas.
O novo Ford EcoSport surge equipado, pela primeira vez, com a tecnologia de tracção Intelligent All Wheel Drive da Ford, garantindo melhores níveis de aderência à estrada e fora dela, em combinação com um novo e avançado motor diesel EcoBlue de 1,5 litros, com 125 cv e emissões de CO2 optimizadas. Também inédito é o derivativo Ford EcoSport ST-Line, de características desportivas e com inspiração Ford Performance, complementando os conteúdos base do novo Ford EcoSport, nomeadamente ao nível das tecnologias de assistência à condução, incluindo a conectividade SYNC 3, o Cruise Control com Limitador de Velocidade Ajustável e a Câmara de Visão Traseira. Durante três dias, ensaiámos, porém, uma outra versão do EcoSport. Ao volante do EcoSport 1.5TDCi de 100cv Titanium fica-nos a vontade de não o devolver e de fugirmos com ele para aventuras fora de estrada.
LEIA MAIS: Novo Focus recebe elogios da Euro NCAP
Com estilo exterior dinâmico, robusto e refinado, o novo modelo é proposto em 12 atraentes cores. Ao mesmo tempo, permite maior número de opções de personalização, incluindo opções de cores contrastantes do tejadilho que se estendem até aos pilares das janelas, aos rebordos superiores das portas, ao spoiler traseiro e aos retrovisores exteriores. Um interior novo e evoluído, centrado no utilizador, garante uma experiência de nível superior, fruto do ecrã táctil central e flutuante de 8 polegadas, do volante aquecido e das soluções de arrumação inteligentes, incluindo piso de bagageira ajustável.
«A Ford vendeu mais de 166 mil unidades do SUV compacto EcoSport na Europa desde a introdução original do modelo na região, em 2014, sendo que só no ano passado as vendas cresceram 40 por cento», diz Steven Armstrong, vice-presidente do Grupo Ford Motor Company e presidente na Europa, no Médio Oriente e em África. «O novo EcoSport clientes ainda mais estilo, conforto, capacidades e opções de escolha, misturando a robusta funcionalidade de um SUV com os aspectos práticos de um modelo de cidade.»
O novo Ford EcoSport à venda na Europa é produzido na fábrica de Craiova (Roménia), na sequência de um investimento de 200 milhões de Euros, juntando-se às restantes propostas SUV da marca à venda neste continente, nomeadamente os modelos Edge e Kuga. Outra proposta de inspiração SUV – o crossover Fiesta Active – chegará ao mercado europeu no próximo ano. O segmento SUV é o que regista o mais rápido crescimento na Europa. As vendas de modelos deste segmento cresceram mais de 21 por cento de um ano para o outro, correspondendo a mais de um quarto de todos os novos registos de modelos de passageiros. No ano passado, as vendas SUV da Ford na Europa cresceram mais de 30 por cento.
Ford EcoSport | Potente e eficiente
Equipado com o sistema Ford Intelligent All Wheel Drive desde meados de 2018, o novo EcoSport permite uma experiência de condução optimizada. O sistema Intelligent All Wheel Drive analisa o modo como as rodas da viatura aderem à superfície da estrada e ajustam a entrega de binário até uma divisão de 50/50 entre as rodas frontais e as traseiras em menos de 20 milissegundos, 20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos. O sistema garante, sem esforço, as transições de binário entre as quatro rodas e fornece uma base mais segura na estrada, especialmente em condições de piso escorregadio.
O novo motor diesel EcoBlue foi projectado para garantir maiores níveis de potência e de desempenho, lado a lado com uma redução das emissões de CO2. Mais refinado, apresenta tecnologias inovadoras, entre as quais se destacam quatro:
• Recirculação dos gases de escape de baixa pressão, combinado com um arrefecimento através de água/ar, para uma combustão mais eficiente e menores emissões;
• Coletor de admissão integrado para respiração optimizada do motor;
• Turbocompressão de baixa inércia para resposta mais rápida e mais controlável, integrando materiais usados nos motores dos foguetões, concebidos para aplicações de elevadas temperaturas;
• Sistema de injecção de combustível de alta pressão mais ágil e mais silencioso, permitindo entregas mais precisas do combustível.
A gama conta também com o multipremiado bloco a gasolina 1.0 EcoBoost da Ford em variantes de 140 e 125 cv com eficiência de consumos de 5,2 l/100km e emissões de 119 g/km de CO2 anunciados. A nossa experiência de três dias, resultou na média de 7,0 litros em todos os pisos – on e off road. Esta variante do motor 1.0 EcoBoost de 125 cv está igualmente disponível com caixa automática de 6 velocidades, com patilhas na coluna de direcção, para maior facilidade nas passagens de caixa, com consumos de 5,8 l/100/km e emissões de 134 g/km de CO2.
Ford EcoSport | Estilo robusto e refinado
O EcoSport conta com visual impactante, num estilo dinâmico verdadeiramente Ford SUV, inspirado no Kuga de médio porte e no Edge do segmento acima. Um capô esculpido, dotado de bossa central, proporciona um visual frontal limpo, fruto, também, do facto de os aspersores do líquido lava-vidros aquecido estarem escondidos por detrás do seu rebordo superior. O design frontal é dominado pela concepção da grelha trapezoidal de grandes dimensões e pelos faróis angulares distintivos, agora oferecidos com sistema de iluminação por Descarga da Elevada Intensidade, incorporando luzes diurnas de LED estilizadas. Os alojamentos angulares das luzes de nevoeiro completam um perfil a três quartos de frente inspirado nas alças de uma mochila, sendo assim projetado para reflectir um carácter aventureiro.
O pára-choques traseiro e o design das luzes traseiras do EcoSport foram também revistos, de modo a garantirem aparência mais limpa e esculpida. Pode optar-se entre 12 ousadas cores exteriores, incluindo os tons Lightning Blue e Ruby Red, ou ainda o laranja vibrante metálico Tiger Eye, ao mesmo tempo que podem personalizar o seu SUV com as novas opções de cores contrastantes para o tejadilho. As jantes de novo desenho, de 17 e de 18 polegadas, complementam o seu caráter robusto e desportivo, estando disponíveis com diferentes acabamentos, como o Magnetic Low Gloss, Shadow Silver, Flash Grey e High Gloss Black. Pode, ainda e também, especificar-se uma distinta opção para a roda sobressalente, a montar no portão traseiro.
O EcoSport destaca-se também pelo novo nível de refinamento interior, com controlos de mais fácil utilização e materiais de toque suave, bem como pelo recurso à nova consola central, ergonómica e com menos botões, facilitando as operações. O novo design dos bancos foi optimizado para incrementar o conforto dos passageiros da frente e o dos ocupantes do banco traseiro, proporcionando sensação de maior luxo, nomeadamente na variante dotada de couro parcial. Os ocupantes podem ainda combinar o ambiente de acordo com o seu estado de espírito graças à iluminação interior ajustável, que pode ser definida em 7 cores.
LEIA MAIS: Novos Fiesta ST-Line Red e Black Edition mais apelativas e contrastantes
O interior integra uma série de soluções de arrumação inteligentes, com destaque para o novo piso da bagageira ajustável em altura, o qual pode ser elevado para se ocultarem determinados objectos, ou colocado num nível mais abaixo para aumentar a capacidade de bagagem para os 334 litros. O piso da bagageira recorre a uma construção em favos que o torna mais resistente que o aço e capaz de suportar mais de 300kg. A nova consola central deslizante e com apoio de braços possui um compartimento para armazenamento de tablets ou de pequenos lanches e o leitor de CD está agora colocado numa nova posição, acima do portaluvas, para minimizar o impacto no espaço de armazenamento.
Pela primeira vez, a nova gama EcoSport incluirá variante desportiva EcoSport ST-Line, que se juntará à restante oferta ST-Line da Ford, composta pelos modelos Edge, Fiesta, Focus, Kuga, Mondeo e S-MAX, garantindo um estilo ainda mais refinado e uma dinâmica ainda mais desportiva, aqui também com contributo importante dos potentes e eficientes blocos EcoBoost a gasolina e TDCi diesel. O EcoSport ST-Line conta, de série, com pára-choques e saias laterais exclusivas, de inspiração Ford Performance, barras de tejadilho e molduras de faróis com revestimento a preto, jantes de liga leve de 17 polegadas Dark Tarnish, badges ST-Line e coberturas dos espelhos e do tejadilho pintadas.
Quanto ao interior, integra volante de fundo plano com acabamento exclusivo ST-Line em couro, bancos originais em couro parcial, com inserções Miko-Dinamica – camurça ecológica feita a partir de poliéster reciclado – e costuras em vermelho, alavanca do travão de mão e punho das mudanças em couro, placas escovadas ST-Line e pedais desportivos em aço inoxidável.
Ford EcoSport | Sofisticadas tecnologias de assistência à condução
O novo EcoSport assenta na típica posição de condução e comando SUV, associada à gratificante dinâmica da Ford, garantindo uma experiência de condução ainda mais fácil e agradável, recorrendo a tecnologias avançadas. O sofisticado sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 da Ford é compatível com os sistemas Apple CarPlay e o Android Auto. O SYNC 3 é operado através do ecrã táctil flutuante de 8 polegadas a cores do EcoSport, com gestos de toque e deslize.
O SYNC 3 também pode ser especificado com outro ecrã a cores flutuante de 6,5 polegadas. Um ecrã de 4,2 polegadas a cores é proposto em combinação com a conectividade Bluetooth e duas entradas USB. O novo sistema de som B&O PLAY oferece uma experiência áudio elevada. Recorre a 10 altifalantes, incluindo um subwoofer montado na bagageira e um altifalante de médio alcance colocado ao centro, num sistema especificamente calibrado para o EcoSport. O conjunto é controlado pelo mais recente Amplificador Digital com Processamento de Sinal, que permite uma precisão na equalização e mistura áudio, incluindo ainda uma configuração de Som Surround.
O EcoSport oferece, em estreia, um sistema de Cruise Control com Limitador de Velocidade Ajustável, processo que ajuda os condutores a manterem-se dentro dos limites de velocidade, bem com uma Câmara de Visão Traseira que torna as manobras de estacionamento mais eficientes e seguras. Faróis automáticos e limpa-vidros com sensores de chuva facilitam a condução, permitindo a elevar a concentração na estrada, enquanto o volante aquecido e o Controlo Automático e Electrónico da Temperatura melhoram ainda mais o conforto. Níveis maiores de conveniência são garantidos pelo novo cluster de instrumentação digital de 4,2 polegadas, que facilita apresentação e acesso às informações-chave da condução, e pelos retrovisores exteriores rebatíveis e aquecidos, para facilitar as saídas nas manhãs mais frias.
LEIA MAIS: S-MAX e Galaxy com novas motorizações, caixa automática e ajudas à condução
Outras tecnologias de assistência à condução são o Sistema de Informação do Ângulo Morto da Ford, que pode alertar o condutor face à aproximação lateral de outros veículos, ou o Controlo de Estabilidade que ajusta o binário do motor e a travagem, ajudando a manter o controlo do veículo. No domínio da incrementada protecção dos ocupantes, inclui airbags frontais para condutor e passageiro da frente, airbag de joelho para o condutor, novos airbags laterais, que garantem protecção extra do tórax, projectados para direccionarem os ocupantes para longe das zonas de impacto, e novos airbags de cortina, que fornecem cobertura máxima aos impactos laterais.
O EcoSport também é mais seguro do que nunca, estando dotado de série com alarme de perímetro. «Aprimorámos a qualidade, a tecnologia e a versatilidade do novo Ford EcoSport para garantir maiores níveis de confiança e de controlo que os clientes de SUV compactos buscam», comenta Gary Boes, diretor global da Linha de Veículos B, da Ford Motor Company. «Os condutores irão sentir-se mais confortáveis e confiantes do que nunca.»
LEIA MAIS: Ford Fiesta Vignale – o que conta (mais) é o interior
Siga a Impala no Instagram