Ford apresenta o desportivo e atlético novo Puma [fotos e vídeo]

Novo crossover Ford Puma congrega design sedutor, capacidade de bagagem e a economia de combustível mild-hybrid. Um senão: só chega em 2020…!

A Ford apresentou hoje, 26 de junho, o novíssimo Ford Puma – um crossover compacto de inspiração SUV que reúne um design exterior atraente, a melhor capacidade de carga da classe e uma sofisticada tecnologia de propulsão mild-hybrid. O novo Ford Puma introduz um novo capítulo na identidade de design da Ford, adoptando detalhes de estilo carismático, tais como os distintivos faróis dianteiros posicionados no topo dos guarda-lamas e as linhas atléticas e aerodinâmicas. As proporções compactas típicas de um crossover resultam numa elevada altura ao solo que proporciona uma experiência de condução confiante e segura, e possibilitam também uma capacidade de bagagem de 456 litros, sem constrangimentos, e que se posiciona como a melhor da classe. Os clientes que optarem pelo Puma com tecnologia Ford EcoBoost Hybrid de 48 volts, podem contar com um desempenho potente e ágil, sempre com consumos optimizados. O grupo propulsor mild-hybrid integra a assistência elétrica de binário com um motor EcoBoost a gasolina de 1,0 litros, com três cilindros e construção de baixo atrito, capaz de desenvolver até 155 CV de potência.

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Tecnologia avançada ao serviço do novo Ford Puma

Um leque de avançadas tecnologias de assistência ao condutor proporciona uma experiência de condução facilitada e menos cansativa, incluindo os seguintes sistemas. Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem de Faixa, para uma condução mais fácil, tanto em auto-estrada como no trânsito pára-arranca. Novo sistema de Informação de Perigo Local, o qual informa o condutor de situações de perigo na estrada em que se encontra, antes que estas se tornem visíveis para o condutor ou para os sensores do veículo. O Puma é também o primeiro veículo do seu segmento a oferecer tecnologias de conforto e conveniência como abertura mãos-livres do portão traseiro e Bancos com Massagem Lombar. Como refere Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, “Os nossos clientes disseram-nos que queriam um veículo compacto, com um visual atractivo, e igualmente capaz de proporcionar soluções para o dia-a-dia. O resultado é o nosso novo Ford Puma, carismático, prático e dotado de tecnologias tão diversas como os bancos com massagem e as motorizações mild-hybrid.”

Gama crescente Ford de modelos SUV e crossover

O novíssimo Puma junta-se à crescente gama Ford de modelos SUV e crossover de inspiração SUV, para o mercado europeu, onde se incluem os modelos Fiesta Active, Focus Active, EcoSport, Kuga, Edge e o novo Explorer Plug-In Hybrid. As vendas de SUVs Ford na Europa não param de aumentar: a média actual é superior a uma unidade SUV por cada cinco novos Ford vendidos no “Velho Continente”, tendo as vendas registado um crescimento de mais de 19 por cento em 2018. O Puma vai estar à venda no final do ano (em Portugal, em Janeiro de 2020), e será produzido com os mais elevados padrões de qualidade na Linha de Montagem Ford de Craiova, na Roménia, no seguimento de investimentos de cerca de 1,5 mil milhões de euros desde 2008.

Design evocativo, em linha com uma versatilidade de referência na classe

Elegante, desportivo e sedutor, o novo Ford Puma utiliza a arquitectura Ford para modelos do segmento B, recorrendo a uma distância entre eixos e a vias optimizadas de forma a exibir proporções SUV bastante apelativas ao olhar. O Puma apresenta uma linha de tejadilho baixa e inclinada, criando uma silhueta forte e facilmente reconhecível, e resiste à tendência dos perfis laterais mais salientes, típicos dos crossovers, contrapondo um design “anti-cunha” com uma linha de cintura mais plana que revela proporções equilibradas. A equipa de design da Ford criou uma superfície altamente emocional na postura distintamente proporcionada do veículo e, em conjunto com a equipa de engenharia, criou estilo, acessibilidade e espaço da bagageira sem compromisso.

Design dianteiro arrojado e aerodinâmico

A superfície sensual continua ao longo das laterais do Puma, com os guarda-lamas pronunciados a reforçar o carácter desportivo. A expressiva secção dianteira apresenta faróis de concepção bastante sofisticada, em “forma de canoa”, em posição elevada nos guarda-lamas, enquanto as luzes de nevoeiro, em LED, estão posicionadas logo abaixo, integradas nas entradas de ar dianteiras tipo cortina, cuja função é fazer passar o ar pelas rodas dianteiras para reduzir a turbulência e melhorar a aerodinâmica. Estendendo-se para além da grelha dianteira, instantaneamente reconhecível, os faróis conferem ao Puma um design dianteiro arrojado e aerodinâmico, bem como uma expressão amigável. As proporções amplificadas da Puma são aprimoradas ainda mais por um exclusivo design de pilar A “flutuante”. Essa conexão ininterrupta da linha de cintura ao capô posiciona a massa visual do habitáculo mais para trás, proporcionando uma silhueta poderosa, mas distintamente elegante.

O próximo capítulo da identidade de design da Ford

Segundo George Saridakis, director de Design Interior e Exterior da Ford Europa, “Logo desde o início, imaginámos um veículo deste segmento que fosse imediatamente reconhecível, e o resultado é este crossover compacto, diferente de tudo o que produzimos até hoje. Este novo look deslumbrante representa o próximo capítulo da identidade de design da Ford, enquanto que um conceito ‘sexy’ mais abrangente emprega soluções de engenharia sofisticadas e elegantes que, em combinação com o exterior altamente expressivo, irão deliciar e surpreender os clientes, e satisfazer os seus diferentes desejos e necessidades”.

Motorizações e equipamento

O novo crossover Puma apresenta-se com personalidades distintas, incluindo o desportivo Puma ST-Line e o elegante Puma Titanium, reflectindo as preferências individuais dos clientes. O Puma Titanium possui as exclusivas jantes de liga leve maquinadas de 18 polegadas cinza Pearl Grey e elementos cromados na grelha, saias laterais e luzes de nevoeiro. Na traseira, o difusor aerodinâmico e a protecção inferior apresentam um acabamento em cinza metalizado; as molduras das janelas são em preto brilhante. No interior, o Puma Titanium dispõe de um volante com efeito de couro, aplicações em imitação de madeira no painel de instrumentos, e inserções exclusivas em tecido nos painéis das portas. O Puma ST-Line, de inspiração Ford Performance monta, de série, jantes de 18 polegadas, oferecendo, em opção, jantes de 19 polegadas em preto mate maquinadas e suspensão desportiva com molas e amortecedores com afinações específicas. Na secção dianteira, a grelha do ST-Line apresenta elementos em preto mate e moldura brilhante, luzes de nevoeiro com molduras brilhantes e, em opção, um spoiler funcional de maiores dimensões no tejadilho. No look ousado do ST-Line, os elementos da asa aerodinâmica inferior conduzem o ar para as entradas de ar em cortina. No interior, o Puma ST-Line possui um volante plano em baixo e costuras a vermelho, igualmente disponível nos bancos parcialmente revestidos a couro (opcionais). Os pedais em liga leve, o comando da caixa velocidades em alumínio e o tecto revestido a preto reforçam o carácter desportivo. A gama de cores inclui 11 vibrantes tonalidades: Blazer Blue, Frozen White, Race Red, Solar Silver, Agate Black, Luxe Yellow, Lucid Red, Grey Matter, Desert Island Blue, Magnetic e Metropolis White

Versatilidade e facilidade típicas de um crossover compacto

O estilo sedutor do Puma oculta novas referências em termos de versatilidade e facilidade de utilização, tão típicas de um crossover compacto, apoiando-se em inovadoras soluções de arrumação traseira extremamente práticas para o dia- dia. O Puma oferece um espaço de carga e bagagem sem constrangimentos, com 456 litros disponíveis, o melhor valor da classe. Com os bancos traseiros totalmente rebatidos, formando um piso plano, o flexível compartimento de carga pode acomodar facilmente uma caixa com 112 cm de comprimento, 97 cm de largura e 43 cm de altura. Desenvolvido para corresponder e superar as exigências dos clientes em termos de espaço prático para bagagem, o Ford MegaBox disponibiliza um espaço de armazenamento versátil e profundo, capaz de acomodar confortavelmente dois sacos de golfe em posição vertical. Esta solução de arrumação oferece uma capacidade de 80 litros num espaço com 763 mm de largura, 752 mm de comprimento e 305 mm de profundidade, no qual podem ser guardados objetos instáveis (como plantas domésticas) até aproximadamente 115 cm de altura, em posição vertical. Em alternativa, com a tampa para baixo, o espaço pode ser usado para alojar equipamentos desportivos sujo ou galochas enlameadas. O forro sintético e o furo de drenagem no fundo do Ford MegaBox, facilitam a limpeza com água.

Crossover felino e espaçoso

Para maior versatilidade, o piso da bagageira do Puma é facilmente ajustável utilizando apenas uma mão, de forma a adaptar-se a todas as necessidades de carga, podendo ser colocado em três posições na zona de carga. Na posição mais baixa, fica disponível o volume máximo de arrumação, com o Ford MegaBox dissimulado. Na posição mais elevada, a área que se encontra por baixo aumenta, criando um piso de bagageira nivelado pela superfície plana do rebatimento dos bancos traseiros. Quando retirado, o fundo da bagageira pode ser colocado verticalmente, e em segurança, nas costas dos bancos traseiros, oferecendo 456 litros de capacidade. Fabricado em papel 100 por cento reciclado e cola à base de água, o piso da bagageira ajustável apresenta uma estrutura em favo de mel. Trata-se de uma solução inspirada nas células em forma de hexágono usadas na construção de componentes de alta resistência para aviões a jato e carros superdesportivos, e reconhecida pela elevada durabilidade e robustez. Carregar o Puma é ainda mais fácil com a tecnologia de portão traseiro mãos-livres, uma novidade absoluta da Ford neste segmento, a nível mundial. O sistema permite o acesso ao espaço da bagageira, mesmo com os braços totalmente ocupados por sacos de compras, crianças ao colo ou equipamento desportivo, bastando um simples movimento do pé sob o pára-choques traseiro.

Nível inédito de versatilidade compacto e eficiente

Nas palavras de Norbert Steffens, engenheiro-chefe do programa de desenvolvimento do Puma, “Ao longo do processo de desenvolvimento, o nosso objectivo foi proporcionar um nível inédito de versatilidade num conjunto compacto e eficiente. Exclusivos do Puma, o sistema Ford MegaBox e a prateleira da bagageira constituem exemplos da criatividade e inovação que nos permitiram oferecer flexibilidade sem comprometer a estética.”

Propulsores de tecnologia avançada

No início deste ano, a Ford anunciou que todos os seus novos modelos lançados após o novo Focus em diante, terão uma opção eletrificada. Os clientes do novo Puma estarão entre os primeiros a beneficiar da sofisticada arquitetura mild-hybrid da Ford, concebida de raiz para proporcionar os mais baixos consumos e, ao mesmo tempo, complementar a experiência do prazer de condução Ford com um desempenho mais potente e ágil. A tecnologia EcoBoost Hybrid reforça o motor a gasolina EcoBoost de 1,0 litros do Puma com um sistema integrado motor de arranque alternador, de 11,5 kW e comandado por correia (BISG: belt-driven integrated starter/generator). Substituindo o alternador normalmente utilizado, o BISG permite a recuperação e armazenamento da energia geralmente perdida durante a travagem e com o veículo em desaceleração, para carregar um conjunto de baterias de iões de lítio refrigeradas a ar de 48 volts. O BISG também atua como um motor, integrado eficazmente com o motor de três cilindros, de baixo atrito, e usando a energia armazenada para assistir o binário durante a condução normal e aceleração, bem como para fazer funcionar os acessórios elétricos do veículo.

Sistema mild-hybrid inteligente e auto-regulado

Proposto nas variantes de 125 CV e 155 CV, o sistema mild-hybrid inteligente e auto-regulado monitoriza continuamente a forma como o veículo está a ser utilizado para determinar quando e com que intensidade deve carregar a bateria, para um benefício optimizado, e quando utilizar a carga armazenada na bateria. Esta gestão é feita com recurso a uma de duas estratégias. Substituição do binário: acciona a funcionalidade de motor elétrico do sistema BISG para fornecer até 50 Nm de binário, reduzindo a quantidade de trabalho necessária do motor a gasolina, para melhorar a eficiência de combustível até 9 por cento, com base na norma WLTP. A substituição do binário contribui para emissões de CO2 desde 124 g/km, e um consumo de combustível desde 5,4 l/100 km para a variante de 125 CV, e emissões de CO2 desde 127 g/km e um consumo de combustível desde 5,6 l/100 km para a variante de 155 CV. Complemento do binário: acciona a funcionalidade de motor elétrico do sistema BISG para aumentar o binário total disponível no grupo propulsor até 20 Nm acima do nível disponível apenas no motor a gasolina, em carga máxima, e disponibilizar até 50 por cento mais binário a baixo regime, para um desempenho optimizado.

Assistência elétrica para desempenho mais potente e ágil

A assistência elétrica de binário contribui para um desempenho mais potente e ágil, com até 50 por cento mais binário disponível em regimes de motor mais baixos, originando uma experiência de condução mais flexível e conectada. O BISG possibilitou também aos engenheiros da Ford reduzir a taxa de compressão do motor EcoBoost de 1,0 litros e adicionar um turbocompressor maior, conseguindo mais potência e diminuindo o efeito de desfasamento do turbo (turbo-lag) graças à utilização do complemento de binário, que também confere mais rotação ao motor, o que incrementa a pressão e a resposta do turbo. Com capacidade para recolocar o motor em funcionamento em aproximadamente 300 milissegundos – o mesmo que um piscar de olhos – o BISG permite também que a tecnologia Auto Start-Stop do Puma EcoBoost Hybrid opere num maior espectro de situações, garantindo maior poupança de combustível, mesmo em desaceleração abaixo dos 15 km/h até à total imobilização do veículo, e até com o veículo com mudança engrenada e com o pedal de embraiagem premido.

EcoBoost de 1,0 litros para baixos consumos e boas performances

Segundo Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas & Serviço da Ford Europa, “O nosso motor EcoBoost de 1,0 litros já deu provas de que baixos consumos e boas performances não são inconciliáveis. A nossa tecnologia EcoBoost Hybrid coloca essa realidade no nível seguinte. Acreditamos que os clientes vão adorar a suave e rápida entrega de potência dos nossos propulsores EcoBoost Hybrid, da mesma forma que vão gostar de ir menos vezes ao posto de combustível.” Além disso, os clientes dispõem de uma ampla gama de sofisticadas motorizações Ford a gasolina (EcoBoost) e diesel (EcoBlue), conjugadas com o sistema Auto Start-Stop (de série), que reduz ainda mais os custos de utilização, e com uma eficaz e rápida transmissão manual de seis velocidades. O motor EcoBoost 1.0 de 125 CV do Puma terá emissões de CO2 de 131 g/km e consumo de combustível de 5,8 l/100km. Uma versão diesel com transmissão automática de sete relações e dupla embraiagem juntar-se-á mais tarde à gama. Ambas as motorizações 1.0 litros EcoBoost e EcoBoost Hybrid do Puma terão também o sistema de desactivação de cilindros da Ford, o primeiro a nível mundial em motores de três cilindros, o qual desactiva automaticamente um dos cilindros quando não é necessária a utilização de toda a capacidade do motor, como acontece em velocidade de cruzeiro ou em desaceleração. O sistema consegue desactivar ou reactivar um cilindro em apenas 14 milissegundos. O Puma optimiza ainda mais a arquitectura Ford para modelos do segmento B, a qual proporciona também uma excelente dinâmica de condução ao Ford Fiesta. Uma suspensão traseira de eixos de torção, mais rígida, com amortecedores de maior diâmetro, casquilhos mais rígidos e batentes superiores optimizados, reduz o atrito e reforça a rigidez geral do chassis, complementando uma dinâmica de condução de referência na classe.

Tecnologias que inspiram confiança

O Puma utiliza 12 sensores ultrassónicos, três radares e duas câmaras posicionadas em redor do carro que oferecem um conjunto de tecnologias Ford Co-Pilot360 reforçam a protecção, a condução e o estacionamento, tendo sido concebidas para tornar a experiência de condução mais confortável, menos exigente e mais segura. Habilitados pela caixa automática de sete velocidades, o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, o Reconhecimento de Sinais de Velocidade e a Centragem na Faixa ajudam o veículo em andamento a manter uma distância confortável em relação aos veículos da frente. O sistema contribui para reduzir o cansaço (stress) durante viagens longas ao manter o veículo centrado na sua faixa, e também é capaz de ajustar a velocidade do veículo para os limites legais, ao monitorizar os limites de velocidade nos sinais de trânsito e pórticos de informação, além de utilizar os dados recolhidos pelo sistema de navegação de bordo. A função Stop & Go permite ao sistema ACC imobilizar por completo o veículo em situações de trânsito pára-arranca, utilizando até 50 por cento do total da potência de travagem, e soltar automaticamente os travões, para o carro voltar a arrancar, se a paragem durar menos de 3 segundos. Em paragens superiores a 3 segundos, o condutor pode premir um botão no volante ou carregar suavemente no acelerador para avançar.

Nova funcionalidade de Informação de Perigo Local

A nova funcionalidade de Informação de Perigo Local – habilitada pelo modem integrado FordPass Connect – informa o condutor de situação de perigo na estrada em que se encontra, mesmo que o incidente não esteja visível devido a uma curva ou a outros veículos. As notificações de Informação de Perigo Local são apresentadas independentemente da navegação por satélite, baseando-se nos dados fornecidos pela HERE Technologies, actualizados ao minuto, recolhido junto de autoridades locais, serviços de emergência e dados de condução/trânsito provenientes de outros veículos conectados à “nuvem”. As notificações de perigos, como trabalhos na estrada, veículos avariados, animais, peões, objectos na faixa de rodagem e mesmo situações perigosas para a condução, chegam ao veículo por transmissão sem fios (over-the-air), avisando em antecipação os condutores de situações que estão a ocorrer para além do seu campo de visão.

Câmara traseira grande angular para visão de 180 graus

Pela primeira vez num modelo Ford do segmento B, uma câmara traseira grande angular oferece uma visão de 180 graus, apresentada num ecrã táctil no interior do veículo. Desta forma, peões, ciclistas e outros veículos que passam por trás do Puma, podem ser vistos mais facilmente nas manobras de marcha-atrás à saída de lugares de estacionamento. Conferindo mais confiança nas manobras em marcha-atrás, o Sistema Ford de Informação de Ângulo Morto (BLIS) com Alerta de Trânsito Cruzado avisa os condutores do Puma da presença de veículos que poderão estar prestes a passar atrás do seu carro. O sistema pode também aplicar os travões de forma a evitar, ou minimizar, os efeitos de uma colisão, caso o condutor não responda aos avisos. O Assistente de Estacionamento Activo da Ford, com Estacionamento na Perpendicular, auxilia os condutores a encontrar espaços adequados e faz toda a manobra de estacionamento em modo mãos-livres, tanto em fila como lado a lado com outros carros. A tecnologia de luzes de máximos automáticas baixa automaticamente os faróis do Puma para evitar o encandeamento dos condutores no sentido oposto.

Assistente de pré-colisão com detecção de peões

Reforçando as características do Sistema de Manutenção na Faixa da Ford, a funcionalidade de Detecção das Bermas da Estrada reconhece o ponto em que uma estrada asfaltada transita para uma superfície intransitável, tais como bermas arenosas, bermas com terra ou relva. O sistema pode aplicar uma certa pressão no volante para evitar que o veículo saia da sua faixa de rodagem. As tecnologias do Puma também auxiliam o condutor a enfrentar os mais movimentados ambientes urbanos. O Assistente de Pré-Colisão com Detecção de Peões consegue detectar pessoas na estrada ou nas suas imediações, ou que se possam atravessar na trajectória do veículo. O sistema está concebido para reduzir a gravidade de algumas colisões frontais envolvendo veículos e peões, ou ajudar os condutores a evitar, na totalidade, certos tipos de impactos. O Puma apresenta uma versão melhorada da tecnologia, com um maior ângulo de câmara que incrementa a detecção dos movimentos dos peões. Em caso de acidente, a tecnologia Travagem Pós-Colisão ajuda a reduzir o impacto de uma potencial segunda colisão, ao aplicar automaticamente uma pressão de travagem moderada quando é detectada uma primeira colisão. Abrandar o veículo pode, potencialmente, diminuir as lesões nos ocupantes e danos adicionais no veículo.

Tecnologias adicionais concebidas para ajudar os condutores do Puma a evitar acidentes

Assistente de Manobras Evasivas, concebido para funcionar a velocidades urbanas e de autoestrada. O sistema utiliza um radar e uma câmara para detectar veículos mais lentos ou imobilizados. Na iminência de uma colisão, assiste os movimentos na direcção para permitir aos condutores manobrar e evitar um veículo que esteja nas condições acima descritas. Alerta de Sentido Proibido, utiliza uma câmara montada no pára-brisas e a informação do sistema de navegação do carro para avisar os condutores, com alertas sonoros e visuais, de que estão a entrar numa via de acesso a uma autoestrada com dois sinais de “Sentido Proibido”. Como sublinha Norbert Steffens, “O Puma é proposto com uma gama de tecnologias nunca antes vista no seu segmento. Elementos como o carregamento sem fios (wireless) e o sistema Stop & Go, foram concebidos para se integrarem totalmente nas vidas dos proprietários, e fazer da condução do Puma uma experiência intuitiva.”

Interior inovador e convidativo

O interior inovador e sofisticado do Puma foi concebido para ajudar os proprietários a gerir o controlo das pressões da vida quotidiana, oferecendo uma espécie de refúgio. Os bancos dianteiros do Puma com massagem lombar, uma estreia no segmento, revitalizam os músculos cansados e contribuem para viagens mais descontraídas. O Sistema de massagem de três bolsas apresenta três níveis de intensidade e ajuste dos movimentos rotativos. As costas dos bancos dianteiros apresentam um design esculpido em termos de espessura, o que maximiza o espaço ao nível dos joelhos para os passageiros que viajam atrás. Por sua vez, o contorno dos bancos traseiros foi projetado para melhorar a entrada e saída no habitáculo. O banco do condutor possui também regulação em altura. Consoante a versão do Puma, os bancos dianteiros e traseiros são oferecidos com coberturas removíveis e laváveis, facilitando ao máximo manter o interior como novo. Os clientes podem mesmo personalizar o interior com diferentes cores e designs, com fecho de correr integrado para possibilitar a remoção das capas apenas com uma mão. Além disso, um tecto de abrir panorâmico a todo o comprimento, composto de dois painéis em vidro reforçado e escurecido a quase toda a largura do tejadilho, cria uma sensação ainda mais arejada e espaçosa para todos os ocupantes.

Carregamento wireless de smartphones

Para manter os condutores sempre ligados nas suas movimentadas vidas profissionais e sociais, o Puma oferece algumas características inovadoras, como uma base de carregamento sem fios (wireless) para recarregar em andamento, e sem qualquer esforço, os smartphones. Eliminando a necessidade de ocupar uma das duas entradas USB do Puma com um cabo de carregamento, a base de carregamento fica logo abaixo do painel de instrumentos e detecta dispositivos compatíveis para iniciar automaticamente o carregamento. Os dispositivos podem permanecer ligados via Bluetooth ao sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 enquanto estiverem ligados ao carregamento wireless. Apoiado por um ecrã táctil de 8 polegadas que pode ser operado por gestos de toque e deslizar, e compatível, sem custos adicionais, com Apple CarPlay e Android Auto™, o SYNC 3 permite aos condutores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, mais os smartphones conectados, utilizando apenas comandos vocais.

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