Saiba a hora exata a que deve ir dormir para preparar o corpo para a mudança da hora
A mudança da hora acontece já neste domingo, o que significa que terá menos uma hora de sono. Mas há um truque para se adaptar e não sentir os efeitos negativos desta transição, como o cansaço e a falta de energia.
A mudança da hora acontece neste fim de semana. Os relógios vão adiantar 60 minutos na madrugada de domingo, dando início ao horário de verão. O que se traduz num anoitecer mais tardio. O que também significa que terá menos uma hora de sono.
Para ler ainda
Estas dicas são infalíveis para acabar com as olheiras
Saiba se as rodelas de pepino, as saquetas de chá e o gelo são mitos ou factos para acabar com as olheiras, os papos e os olhos inchados e conheça alguns truques infalíveis (… continue a ler aqui)
A adaptação do cérebro a esta alteração ocorre com bastante rapidez, no entanto tem impacto no sono e afeta o regular funcionamento dos sistemas do corpo humano. Os nossos corpos têm um ciclo natural de 24 horas (ritmo circadiano). Então, quando mudamos o relógio e perdemos ou acrescentamos uma hora pode causar um abalo no nosso sistema. Mas a boa notícia é que diminuir esse impacto e prevenir-se contra o cansaço que daí advém.
Tyler Woodward, especialista em saúde, explica: “O padrão de sono é controlado pelo ritmo circadiano, o nosso relógio interno de 24 horas que regula quando é hora de acordar e dormir, bem como outras funções corporais, como a temperatura, a produção hormonal e a saúde digestiva.”
‘Perder’ uma hora pode não parecer muito, mas causa impacto. “Pode afetar a nossa energia, causar fadiga, sensação de lentidão, sintomas semelhantes ao jel lag”, diz o especialista. Estes efeitos podem ser atenuados de forma bastante simples, fazendo uma mudança gradual dos horários: “vá para a cama e acorde 10 a 15 minutos antes da hora normal nas noites anteriores à mudança”. Isto ajuda o relógio circadiano a ajustar-se lentamente.
Outras sugestões para atenuar os efeitos da mudança da hora
Para que a transição possa causar o mínimo de perturbações, apresentamos mais algumas sugestões para que se possa ir preparando:
1 – Exponha-se à luz (de preferência natural) nas horas de vigília e evite a luz brilhante quando está escuro lá fora.
2 – Torne o quarto num ambiente relaxante: uma cama confortável, uma almofada adequada, mobília clara e leve, sem computadores ou telemóveis perto da cama, permitem criar um ambiente tranquilo, ideal para um sono mais relaxado.
3 – Evite atividades que despertem uma hora antes de dormir: ver televisão, utilizar o telemóvel, ingerir refeições pesadas, bebidas com cafeína ou estimulantes, álcool ou tabaco são algumas das atividades que deve evitar uma hora antes de dormir.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Foto: D.R.
Siga a Impala no Instagram