E se lhe disséssemos que um iogurte tem quase tanto açúcar como um refrigerante?
Afinal, um iogurte não é muito mais saudável do que um refrigerante
O refrigerante é sempre referido como um líquido a evitar em termos de açúcar. Contudo, de acordo com um estudo da Universidade de Leeds, no Reino Unido, o iogurte também não é a opção mais saudável. A investigação conclui que estes lacticínios têm quase tanto açúcar como um refrigerante.
LEIA MAIS: Estudo revela que iogurtes «saudáveis» são prejudiciais à saúde e um desperdício
O estudo contou com a análise de cerca de 900 iogurtes e derivados. Os resultados, divulgados no BMJ Open, demonstram que a maior parte dos iogurtes são extremamente açucarados.
As sobremesas lácteas foram os produtos testados que apresentaram maior percentagem de açúcar, com cerca de 20 gramas de açúcar por 100 gramas. De seguida, os iogurtes com sabores, orgânicos e com pedaços de fruta aparecem como os segundos produtos com mais açúcar, com 13 gramas de açúcar por 10 gramas. No que diz respeito aos iogurtes desenvolvidos para crianças estimou-se que tinham em média menos de cinco gramas de açúcar por 100 gramas.
Recorde-se que uma lata de Coca-cola tem cerca de 10,6 gramas de açúcar por 100 mililitros.
«O nosso estudo destaca os desafios e mensagens misturadas que vêm do marketing nas embalagens de produtos de iogurte”, afirmou, fazendo assim referências às mensagens enganadoras provenientes do marketing», explicou uma das autoras do estudo, Bernadette Moore.
VEJA AINDA: Saiba o que acontece ao nosso corpo quando bebemos Coca-Cola
Siga a Impala no Instagram