Costuma lavar a loiça à mão? Não devia
As máquinas de lavar loiça estão cada vez mais eficientes e capazes de proceder à limpeza da loiça suja em menos tempo possível.
Lavar a loiça à mão é «menos limpo, menos barato e menos ecológico», afirmam os especialistas. Apesar de pensarmos que é mais higiénico ou até mais económico proceder a essa tarefa à mão, está totalmente enganado. Estudos até apontam que «podemos poupar quase 10 dias de água por ano» se colocarmos a loiça a lavar na máquina.
LEIA MAIS: Preso por violar a filha deixa a cadeia e mata a criança
As máquinas de lavar loiça estão cada vez mais eficientes e capazes de proceder à limpeza da loiça suja em menos tempo possível. Aí, a utilização da água e energia é regulada. Acima de tudo, também são mais higiénicas. «Embora seja possível usar menos água e energia na lavagem de pratos à mão, esta situação é extremamente improvável», afirmou Jonah Schein, coordenador técnico de casas e prédios do programa WaterSense da Agência de Proteção Ambiental. A especialista recomenda a aquisição de máquinas de lavar loiça (e de roupa) certificadas pela Energy Star.
Máquinas de lavar loiça poupam até de 22 mil litros de água por ano
Para lavar a mesma quantidade de pratos que podem caber numa única carga de uma máquina de lavar loiça e usar menos água, «precisamos de ser capazes de lavar oito colocações completas e ainda limitar o tempo total em que torneira está aberta em menos de dois minutos», acrescentou. Steven Nadel, diretor executivo do Conselho Americano para a Eficiência e Economia Energética, rematou que é totalmente desnecessário passar a loiça por uma primeira lavagem antes de a colocar na máquina. Nas máquinas modernas, não é preciso fazer mais nada além de retirar os restos de comida.
LEIA MAIS: Abraçou e pediu desculpa à filha antes de esfaqueá-la até à morte
«As máquinas de lavar antigas, genericamente, não deixavam os pratos muito limpos, a menos tivessem passar por uma pré-lavagem». No entanto, as novas máquinas de lavar loiça «não têm esse problema». Quase todas as máquinas atuais «têm sensores que, dependendo da sujidade dos pratos, ajustam o modo de lavagem. Ou seja, no fim, os pratos vão ficar limpos», disse Chris Mooney ao jornal The Washington Post.
LEIA MAIS: Jovem vendeu a virgindade para acabar com dívidas familiares
Siga a Impala no Instagram