Liberdade não é o mesmo para toda a gente. A polémica capa onde uma modelo plus size mostra o peito
O conceito de liberdade pode ser diferente de pessoa para pessoa. Que o digam os fãs de Cristina Ferreira
«li·ber·da·de (latim libertas, -atis) substantivo feminino 1. Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem. 2. Condição do homem ou da nação que goza de liberdade. 3. Conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão. 4. [Figurado] Ousadia. 5. Franqueza. 6. Licença. 7. Desassombro. 8. Demasiada familiaridade«, lê-se no dicionário português. Mas, para Cristina Ferreira (e tantas outras pessoas), liberdade também pode ser isto:
A nova edição da revista da apresentadora bate-se pelo mote de liberdade e terá quatro capas com pessoas que podem ser consideradas ‘diferentes’. Conan Osíris, Joana Barrios e agora, Catarina Corujo. Falta ainda desvendar a figura da quarta capa. No Instagram, a foto da modelo a mostrar o peito tem de ser publicada com cruzes a tapar os mamilos da modelo de forma a não ser censurada, mas nas bancas o caso muda de figura.
Na caixa de comentários, fica claro que o conceito de liberdade diferencia de pessoa para pessoa.« Acho a capa muito boa mas não era menos boa se não tivesse as mamas à mostra. Nenhuma mulher precisa de mostrar as mamas ou os joelhos ou outra parte qualquer para se afirmar e ser livre», pode ler-se. «A capa com o Osiris, para mostrar a originalidade e liberdade, apenas mostra o rosto dele. A capa desta mulher mostra os seios. Nós mulheres não precisamos mostrar nada para sermos livres», diz outra seguidora, na mesma linha de pensamento.
«Não acho que este seja o conceito de liberdade pelo menos para mim. A liberdade está a ser confundida com libertinagem, dois conceitos completamente diferentes!», escreve outra mulher.
No entanto, há ainda quem se identifique. «Por mais mulheres maravilhosas assim nas capas de revista, nos seus recheios, na TV e em todos os espaços. Mulheres incríveis que promovem o amor próprio, o autocuidado, a saúde mental e representa lm tudo o que pode haver de melhor nesse mundo torto que temos hoje. Vamos nos inspirar em pessoas assim», escreve uma seguidora. «Precisamos é mais de quem mostre que ser gorda não é uma abominação e que não precisamos de ser tratadas como tal. E que temos igual liberdade como alguém magro. Liberdade é nos sentirmos bem com nós mesmos, sejamos pretos, brancos, amarelos, gordos ou magros. Somos pessoas e um corpo não define carácter», pode ler-se ainda.
Catarina Corujo é maquilhadora e recentemente foi modelo da produção fotográfica da nova coleção de biquínis de Liliana Filipa. Esta não é a primeira vez que Cristina Ferreira faz uma capa ou produção com um modelo pluz size. Já em 2017, era Maria Inês Peixoto quem aparecia no projeto da apresentadora.
LEIA MAIS
Sabe quem é a modelo plus size de CRISTINA?
Duas amigas criaram uma marca de roupa para as «mais gordinhas»
Siga a Impala no Instagram