Longevidade: 5 dicas de especialistas para viver mais e com mais saúde

Alguns hábitos de vida contribuem para aumentar a esperança de vida com muita saúde. Eis cinco dicas úteis para atingir uma longevidade maior e mais saudável.

Longevidade: 5 dicas de especialistas para viver mais e com mais saúde

O segredo para uma vida longa não está em fórmulas mágicas, mas em pequenas escolhas do dia a dia. Alimentação equilibrada, movimento regular e momentos de descanso fazem toda a diferença na longevidade. De acordo com a cirurgiã plástica e especialista em longevidade saudável, Elodia Ávila, cuidar do corpo e da mente pode garantir um futuro com mais vitalidade.

Para ler depois
O que é “pneumonia dupla”, condição que levou o Papa ao internamento?

“Envelhecer bem não é só questão de sorte, mas de hábitos. Por mais que algumas pessoas tenham predisposição genética para viver mais, isso não é suficiente. Quanto antes começarmos a cuidar de nós mesmos, maiores são as probabilidades de aproveitarmos a vida com disposição”, explica. Por isso, uma equipa de especialistas de diferentes áreas reuniu-se para dar as cinco principais dicas de como ter uma longevidade saudável.

Cinco dicas para ter mais longevidade com mais saúde

1. Alimentação

“Fuja dos industrializados, modere o consumo de gorduras, açúcar e sal e foque-se em alimentos naturais, como frutas, verduras, oleaginosas, alimentos integrais e orgânicos e beba bastante água diariamente são as dicas mais importantes para ter uma vida saudável”, afirma a nutricionista e educadora física Dani Borges.

2. Atividade física

“O corpo não foi feito para estar parado. O sedentarismo diminui as probabilidades de se manter ativo com o passar dos anos. Por isso, foque-se em manter a massa muscular para evitar quedas no futuro, fortalecer os ossos e proteger as articulações, que, além de outros benefícios para a saúde cardiovascular, promove a saúde do cérebro e controla o colesterol.”

3. Sono de qualidade

“Um sono de qualidade é essencial para ter uma vida saudável como um todo, prevenir doenças neurodegenerativas e ter mais energia para o dia a dia. Mas, para isso, além de ter cuidados com a rotina, como evitar ecrãs à noite, é preciso monitorizar condições que podem afetar bastante a qualidade do sono, como apneia e bruxismo, que podem agir juntos”, destaca a PhD em odontologia e pesquisadora do CPAH Andrea Melo.

4. Pratique yoga

“Quando se trata de longevidade saudável, o yoga é uma das práticas mais indicadas, pois tem ação global, age na chamada ‘saúde integral’, cuida do corpo, da mente e da mobilidade. Como tal, incluir o yoga na sua rotina é a base para construir uma saúde de ferro com o passar dos anos”, justifica Francisco Kaiut, criador do Método Kaiut Yoga.

5. Seja feliz

“Claro que as dicas anteriores são absolutamente importantes para uma longevidade saudável. No entanto, devem ser motivação e não fardo. Ter uma vida leve, valorizar momentos de felicidade, gostar de cuidar da saúde, ter amigos e, por exemplo, viajar e, acima de tudo, ser feliz é o que nos mantém ‘de pé’. A felicidade é, sem dúvida, a chave para uma vida longa e saudável”, afirma Elodia Ávila.

Impala Instagram


RELACIONADOS