Mada 9, o primeiro supercarro feito no Afeganistão que foi apresentado pelo Talibã

Feito com recurso a métodos artesanais e sem qualquer contributo dos extremistas, o Mada 9 dificilmente será produzido em série.

Numa primeira análise, parece que estamos perante um Bugatti. Mas não se deixe enganar. Este é o Mada 9, aquele que é o primeiro supercarro desportivo 100% afegão. Numa altura em que o movimento Talibã tem o país controlado, e que muita tinta faz correr a repressão e fanatismo, é dado a conhecer um bólide totalmente feito no país. Que, como não podia deixar de ser, foi apresentado pelo Talibã.

Leia depois
Jackie Koorn, a Mulher-Hulk que assusta pelos 90 quilos de músculo ganhos em dois anos
Jackie Koonr aproveitou pandemia para se dedicar ao fisioculturismo e agora intitula-se de Mulher-Hulk da vida real, tendo uns músculos que assustam muitas pessoas (… continue a ler aqui)

O Mada 9, com capacidade para duas pessoas e carroçaria construída com fibra de vidro, é o resultado do trabalho de uma empresa local, de nome Entop. Com um design em tudo semelhante a um Bugatti, está equipado com um motor retirado de um Toyota Corolla. Foram necessários cinco anos, e o contributo de 30 pessoas, para construir o Mada 9. É salientado que não existe qualquer contribuição dos extremistas e que foram utilizados processos artesanais de modo a baixar o custo de produção.

O Mada 9 tem um motor retirado de um Toyota Corolla

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ENTOP (@entopco)

Apesar de não existirem muitos dados sobre este protótipo, escrevem a imprensa local que o motor foi modificado de modo a dar mais potência ao carro. A ideia é que a viatura venha a ser equipada com um motor totalmente elétrico. Especula-se também que não existirá uma produção em série. Algo que se deve às dificuldades técnicas, e especialmente económicas, que existem no Afeganistão.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS